dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Lapolli, Edis Mafra |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Bringhenti, Cassiano |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-17T18:49:13Z |
|
dc.date.available |
2012-10-17T18:49:13Z |
|
dc.date.issued |
2000 |
|
dc.date.submitted |
2000 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
173194 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78760 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Introdução. Das pequenas empresas que abrem no Brasil, 80% findam antes de completar dois anos. As razões disso são múltiplas, como a falta de conhecimentos administrativos ou de características empreendedoras em quem as conduz. Objetivo. Analisar como o (1) controle de custos, a (2) pesquisa mercadológica e o (3) perfil empreendedor contribuem para o sucesso de micro ou pequenas empresas de alimentos. Método. Desenvolve-se um sistema de gestão contemplando os três referidos itens, sendo em seguida aplicado em duas empresas (estudos de caso). Resultados. Após a implantação das ferramentas de controle de custo (a fim de auxiliar a contabilidade) e de instrumentos de pesquisa mercadológica (com o fito de prover informações) houve uma significativa melhoria na forma de gerenciamento das empresas estudadas. E a colocação do assunto do perfil empreendedor aos dirigentes das empresas permitiu-lhes descobrir seus pontos fortes e fracos e incentivou-os a aproveitar melhor aqueles e, dentro do possível, corrigir estes. Conclusão. As informações oriundas dos três itens supra-citados permitem ao gerente tomar decisões e realizar ações mais acertadas, aumentando as chances de sucesso de micro e pequenas empresas de alimentos. |
pt_BR |
dc.format.extent |
xi, 82 f.| tabs. + |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Alimentos - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Administração |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Pequenas e medias empresas |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Controle de custo |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Pesquisa de mercado |
pt_BR |
dc.title |
Fundamentos para a implantação de micro e pequenas empresas de alimentos |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |