Fundamentos para a implantação de micro e pequenas empresas de alimentos

DSpace Repository

A- A A+

Fundamentos para a implantação de micro e pequenas empresas de alimentos

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Lapolli, Edis Mafra pt_BR
dc.contributor.author Bringhenti, Cassiano pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-17T18:49:13Z
dc.date.available 2012-10-17T18:49:13Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 173194 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78760
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. pt_BR
dc.description.abstract Introdução. Das pequenas empresas que abrem no Brasil, 80% findam antes de completar dois anos. As razões disso são múltiplas, como a falta de conhecimentos administrativos ou de características empreendedoras em quem as conduz. Objetivo. Analisar como o (1) controle de custos, a (2) pesquisa mercadológica e o (3) perfil empreendedor contribuem para o sucesso de micro ou pequenas empresas de alimentos. Método. Desenvolve-se um sistema de gestão contemplando os três referidos itens, sendo em seguida aplicado em duas empresas (estudos de caso). Resultados. Após a implantação das ferramentas de controle de custo (a fim de auxiliar a contabilidade) e de instrumentos de pesquisa mercadológica (com o fito de prover informações) houve uma significativa melhoria na forma de gerenciamento das empresas estudadas. E a colocação do assunto do perfil empreendedor aos dirigentes das empresas permitiu-lhes descobrir seus pontos fortes e fracos e incentivou-os a aproveitar melhor aqueles e, dentro do possível, corrigir estes. Conclusão. As informações oriundas dos três itens supra-citados permitem ao gerente tomar decisões e realizar ações mais acertadas, aumentando as chances de sucesso de micro e pequenas empresas de alimentos. pt_BR
dc.format.extent xi, 82 f.| tabs. + pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Alimentos - pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.subject.classification Pequenas e medias empresas pt_BR
dc.subject.classification Controle de custo pt_BR
dc.subject.classification Pesquisa de mercado pt_BR
dc.title Fundamentos para a implantação de micro e pequenas empresas de alimentos pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
173194.pdf 0bytes PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar