dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Pereira, Alice Theresinha Cybis |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Martins, Ronei Ximenes |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-17T18:27:37Z |
|
dc.date.available |
2012-10-17T18:27:37Z |
|
dc.date.issued |
2000 |
|
dc.date.submitted |
2000 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
175235 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78732 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa realiza um estudo de caso da aplicação de tecnologias desenvolvidas para a Internet em atividades educacionais a distância. A vertente pedagógica de tais atividades oportuniza a abordagem sócio-cultural da produção do conhecimento e a aplicação se dá através da implantação de um ambiente virtual de aprendizagem cooperativa - na forma de um sistema computacional. Na atualidade, vários sistemas computacionais se propõem a dar suporte ao processo educativo utilizando a Internet como mídia de interação entre professores e alunos. Esses ambientes virtuais proporcionam interação, mas, por si só, não garantem interatividade entre os atores do processo educativo. Propostas como a de criação de "comunidades virtuais de aprendizagem", onde grupos de pessoas possam cooperar para gerar conhecimento apontam para a necessidade de readequação, ou mesmo criação de novos modelos, que privilegiem a comunicação e processos como a co-autoria e a produção de material didático de forma compartilhada, on-line ou não, entre outros. Na dissertação, são consolidados os fundamentos teóricos relativos aos ambientes de aprendizagem cooperativa em rede, é analisado o ferramental informático existente para suportar ambientes educacionais na Internet, visando caracterizá-los segundo as formas de acesso e de uso. Com base na fundamentação teórica e na análise das ferramentas existentes, é identificado o grupo de recursos e tecnologias que, implementadas em conjunto, constituam um ambiente capaz de suportar atividades educacionais baseadas na cooperação. Como validação, implanta-se um ambiente virtual de aprendizagem cooperativa que contempla o conjunto de recursos e tecnologias identificado e realiza-se um curso de extensão a distância. |
pt_BR |
dc.format.extent |
xv, 134 f.| il. + |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino a distancia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Metodos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Internet (Redes de computadores) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Tecnologia educacional |
pt_BR |
dc.title |
Aprendizagem cooperativa via internet: a implantação de dispositivos computacionais para a viabilidade técnica de cursos on-line |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |