Aprendizagem cooperativa via internet: a implantação de dispositivos computacionais para a viabilidade técnica de cursos on-line

DSpace Repository

A- A A+

Aprendizagem cooperativa via internet: a implantação de dispositivos computacionais para a viabilidade técnica de cursos on-line

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Pereira, Alice Theresinha Cybis pt_BR
dc.contributor.author Martins, Ronei Ximenes pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-17T18:27:37Z
dc.date.available 2012-10-17T18:27:37Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 175235 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78732
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa realiza um estudo de caso da aplicação de tecnologias desenvolvidas para a Internet em atividades educacionais a distância. A vertente pedagógica de tais atividades oportuniza a abordagem sócio-cultural da produção do conhecimento e a aplicação se dá através da implantação de um ambiente virtual de aprendizagem cooperativa - na forma de um sistema computacional. Na atualidade, vários sistemas computacionais se propõem a dar suporte ao processo educativo utilizando a Internet como mídia de interação entre professores e alunos. Esses ambientes virtuais proporcionam interação, mas, por si só, não garantem interatividade entre os atores do processo educativo. Propostas como a de criação de "comunidades virtuais de aprendizagem", onde grupos de pessoas possam cooperar para gerar conhecimento apontam para a necessidade de readequação, ou mesmo criação de novos modelos, que privilegiem a comunicação e processos como a co-autoria e a produção de material didático de forma compartilhada, on-line ou não, entre outros. Na dissertação, são consolidados os fundamentos teóricos relativos aos ambientes de aprendizagem cooperativa em rede, é analisado o ferramental informático existente para suportar ambientes educacionais na Internet, visando caracterizá-los segundo as formas de acesso e de uso. Com base na fundamentação teórica e na análise das ferramentas existentes, é identificado o grupo de recursos e tecnologias que, implementadas em conjunto, constituam um ambiente capaz de suportar atividades educacionais baseadas na cooperação. Como validação, implanta-se um ambiente virtual de aprendizagem cooperativa que contempla o conjunto de recursos e tecnologias identificado e realiza-se um curso de extensão a distância. pt_BR
dc.format.extent xv, 134 f.| il. + pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Ensino a distancia pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Metodos pt_BR
dc.subject.classification Internet (Redes de computadores) pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia educacional pt_BR
dc.title Aprendizagem cooperativa via internet: a implantação de dispositivos computacionais para a viabilidade técnica de cursos on-line pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
175235.pdf 0bytes PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar