dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Medeiros, José Gonçalves |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Monteiro, Giseli |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-17T18:24:03Z |
|
dc.date.available |
2012-10-17T18:24:03Z |
|
dc.date.issued |
2000 |
|
dc.date.submitted |
2000 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
152707 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78728 |
|
dc.description |
Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O estudo investigou a contagem oral como pré-requisito para aquisição do conceito de número, ensinada através da escolha de acordo com o modelo. Participaram do experimento dois grupos de crianças pré-escolares que não apresentavam a contagem. A estes foram ensinadas as relações de equivalência entre número e quantidade; para o Grupo Experimental, foi ensinada a contagem oral e, para o Grupo Controle, esta não foi ensinada. Ambos os grupos foram submetidos a diferentes condições de teste para verificar o efeito da contagem oral no desempenho do GE. O desempenho dos sujeitos que foram submetidos ao ensino da contagem oral foi superior ao dos sujeitos que não passaram por esse procedimento. É discutida a importância da contagem oral na aquisição do conceito de número, relativa às relações entre número-quantidade e é apontada como facilitadora no estabelecimento de relações de equivalência de estímulos não diretamente treinadas. |
pt_BR |
dc.format.extent |
xii, [74]f.| il., grafs., tabs. + |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Psicologia educacional |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Cognição nas crianças |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Numero - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Conceito em criancas (Indireta) |
pt_BR |
dc.title |
A contagem oral como pré-requisito para a aquisição do conceito de número através de um procedimento de escolha de acordo com o modelo com crianças pré-escolares / |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |