Identificação de necessidades e expectativas de usuários de bibliotecas nos cursos de educação a distância

DSpace Repository

A- A A+

Identificação de necessidades e expectativas de usuários de bibliotecas nos cursos de educação a distância

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rados, Gregorio Jean Varvakis pt_BR
dc.contributor.author Garcez, Eliane Maria Stuart pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-17T18:07:31Z
dc.date.available 2012-10-17T18:07:31Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 174717 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78702
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. pt_BR
dc.description.abstract Pesquisa sobre necessidades e expectativas informacionais de usuários (mestrandos e professores) do Programa de Pós-Graduação de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina dos cursos à distância, realizada nos meses de junho e julho de 2000. Identifica bens e serviços informacionais, que poderão ser disponibilizados em uma biblioteca com o objetivo de satisfazer as necessidades informacionais de usuários. Visa conscientizar aos gerenciadores da informação que o planejamento de modelos de bibliotecas acadêmicas tem que estar centrado na voz dos usuários tanto presenciais, quanto off campus, com suas próprias características, necessidades e expectativas. Pressupõe que as bibliotecas, para obterem satisfação dos usuários, terão que se adequar a eles, compreendendo-os melhor, assim como superando suas expectativas. Utiliza a pesquisa exploratória, com abordagens qualitativas e quantitativas, e o instrumento de coleta de dados aplicado foi o questionário, disponibilizado através da URL: www.ufsc.br/pessoais/eliane. Os resultados mostraram que os usuários necessitam de informação para a obtenção de conhecimento, motivados pela sua atualização, para produção de artigos científicos e dissertações. E esperam que as Unidades Informacionais disponibilizem produtos nos diversos suportes existentes, isto é, convencionais e digitais. Pressupõe um modelo de biblioteca híbrida como a mais adequada ao atendimento das necessidades e interesses destes "novos usuários", pela sua alta flexibilização na prestação de serviços e por ser mais apropriada à realidade atual para a prestação de serviços. pt_BR
dc.format.extent xiv, [150] f.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Ensino a distancia pt_BR
dc.subject.classification Estudo de casos pt_BR
dc.subject.classification Bibliotecas e usuarios pt_BR
dc.subject.classification Estudos de usuarios pt_BR
dc.subject.classification Bibliotecas - pt_BR
dc.subject.classification Expectativa (Psicologia) pt_BR
dc.subject.classification Serviços de informação pt_BR
dc.title Identificação de necessidades e expectativas de usuários de bibliotecas nos cursos de educação a distância pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
174717.pdf 1.229Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar