dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Cunha, Cristiano Jose Castro de Almeida |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Villela, Cristiane da Silva Santos |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-17T17:15:01Z |
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dc.date.available |
2012-10-17T17:15:01Z |
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dc.date.issued |
2000 |
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dc.date.submitted |
2000 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
171890 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78638 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.description.abstract |
As organizações investem anualmente montantes significativos dos seus recursos em reestruturação para manterem-se flexíveis e inovadoras em ambientes competitivos e turbulentos. Baseando-se nesta observação, a atual bibliografia da área empresarial tem apresentado um interesse acentuado sobre a mudança organizacional, e vem desenvolvendo e aprimorando abordagens e metodologias destinadas ao realinhamento estratégico entre sua estrutura, objetivos e processos. Desse modo, a bibliografia em questão torna complexa a escolha de um conjunto de técnicas e ferramentas adequados às necessidades e características de cada caso. Este trabalho tem por objetivo geral analisar a aplicação de um conjunto de técnicas e ferramentas adequadas à reestruturação dos processos de uma organização prestadora de serviços da região da Grande Florianópolis. A natureza intangível da prestação de serviços, a realização do trabalho através de equipes de projeto e a importância estratégica da sua rede de relações, tornam crítico o papel do mapeamento dos processos desta organização para a correta elaboração da proposta de reestruturação. Utilizando o roteiro de análise de processos proposto pela Teoria da Coordenação e a Pesquisa-Ação como metodologia de pesquisa, este trabalho fica caracterizado como uma pesquisa de intervenção requisitada pela organização, sendo desenvolvida em conjunto com os seus membros de acordo com as percepções de necessidades e problemas específicos. Desta forma, o aprendizado organizacional é estimulado pelo espírito interrogativo-crítico da metodologia e pelo uso das ferramentas selecionadas, tornando os membros da organização mais conscientes sobre a realidade do trabalho organizacional e conseqüências de suas escolhas estratégicas. |
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dc.format.extent |
xiii, [180] f.| il., tabs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Prestação de serviços |
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dc.subject.classification |
Organização |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Empresas |
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dc.subject.classification |
Desenvolvimento organizacional |
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dc.subject.classification |
Controle de processo |
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dc.title |
Mapeamento de processos como ferramenta de reestruturação e aprendizado organizacional |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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