dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Bastos, Lia Caetano |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Carvalho, Dalmo Gomes de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-17T16:21:09Z |
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dc.date.available |
2012-10-17T16:21:09Z |
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dc.date.issued |
2000 |
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dc.date.submitted |
2000 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
174184 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78590 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O objetivo principal de um sistema de ensino é sem dúvida proporcionar educação. Na educação a necessidade de imprimir maior eficácia, em todos os níveis, faz do planejamento escolar um instrumento indispensável, que imprime uma direção, coerência e eficiência aos atores e as diversas entidades responsáveis pela concretização dos propósitos da educação. A escola como ente principal de qualquer sistema de ensino é responsável pela produção de um bem ou serviço que se supõe necessário, desejável e útil à sociedade. Conhecer as necessidades dos vários segmentos em que a escola está inserida e promover as reformas em seus sistemas de ensino, com a finalidade de torná-los mais eficientes e eqüitativos no preparo de uma nova cidadania, capaz de enfrentar a revolução tecnológica que está ocorrendo no processo produtivo e seus desdobramentos políticos, sociais, econômicos, culturais e éticos é função dos gestores e planejadores da educação. Desta forma, estratégias que considerem os interesses da maioria dos atores que compõem os diversos segmentos envolvidos num sistema de ensino devem estar aliadas a opções de investimento financeiro na educação. Como forma de incorporar as preferências dos diversos segmentos envolvidos no processo de planejamento escolar, o desenvolvimento de um método que permite incorporar estas preferências é realizado através da utilização de técnicas de preferência declarada. Técnicas que correspondem a um termo genérico proposto por Green e Srinivasan na década de 1970, para referir-se a um número de paradigmas em psicologia, economia e marketing que trabalham com descrições quantitativas das preferências ou valores dos trade-offs dos consumidores (Dijkstra e Timmermans ,1997). O modelo proposto neste experimento tem como objetivo principal incorporar no planejamento do sistema de ensino a estrutura física, as preferências dos diversos segmentos envolvidos, o tipo de vagas ofertadas, que esta extremamente ligada aos atributos oferecidos pela unidade escolar, como também a incorporação dos investimentos realizados pelo Poder Público na manutenção do sistema de ensino. Para tanto, uma configuração é traçada integrando técnicas de otimização, envolvendo programação linear mista com técnicas de preferência declarada. |
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dc.format.extent |
xiv, 103 f.| grafs., tabs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Tubarao (SC) |
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dc.subject.classification |
Escolas - |
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dc.subject.classification |
Organizacao e administracao |
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dc.subject.classification |
Tubarao (SC) |
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dc.subject.classification |
Planejamento educacional |
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dc.subject.classification |
Sistemas de escolas municipais |
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dc.subject.classification |
Tubarao (SC) |
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dc.subject.classification |
Escolas publicas |
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dc.subject.classification |
Planejamento |
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dc.subject.classification |
Tubarao (SC) |
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dc.title |
Planejamento da rede escolar do município de Tubarão utilizando técnica de preferência declarada |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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