Mudanças e resistências :: a contribuição do PAIUFSC na construção da cultura da avaliação institucional /

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Mudanças e resistências :: a contribuição do PAIUFSC na construção da cultura da avaliação institucional /

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Ristoff, Dilvo I. pt_BR
dc.contributor.author Davok, Delsi Fries pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-17T15:09:14Z
dc.date.available 2012-10-17T15:09:14Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 161873 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78493
dc.description Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo faz uma análise da auto-avaliação docente (AD) e da avaliação do docente pelo discente (ADD), sub-projetos do Programa de Avaliação Institucional da UFSC - PAIUFSC. Caracteriza-se, com base em seus objetivos, como estudo exploratório-descritivo-comparativo e com base nos procedimentos técnicos utilizados, como estudo de caso. Quanto à perspectiva, é longitudinal. A abordagem é predominantemente quantitativa. A população alvo são os cursos de graduação da UFSC, dos quais foi extraída uma amostragem não aleatória, de caráter intencional, do tipo por julgamento. Apresenta conclusões relativas ao grau de satisfação de professores e alunos com relação ao processo ensino-aprendizagem e faz referências à cultura da avaliação na UFSC. Os resultados da pesquisa revelam que (1) desde a implementação do processo de avaliação, em 1994, não obstante uma constância nas avaliações positivas das variáveis, houve em algumas delas redução no grau expresso de satisfação de professores e alunos; (2) há uma fragilidade na cultura da avaliação da Instituição em função da falta de sensibilização da maioria dos professores e alunos, prejudicando a continuidade do processo avaliativo; (3) não correram inflação de notas e outras mudanças significativas nas notas dos alunos, após a implementação da ADD; (4) existe uma cobrança da comunidade acadêmica para que os resultados das avaliações sejam divulgados e sejam utilizados para apoiar as decisões de mudanças a fim de otimizar os aspectos que envolvem o processo ensino-aprendizagem; (5) as diferenças dos dados da AD e da ADD, indicam que professores e alunos têm perspectivas diferentes de apreciação dos mesmos aspectos; e (6) existe a necessidade de se realizar uma re-avaliação dos projetos da AD e da ADD para garantir a legitimidade técnica e política do processo junto à comunidade universitária. pt_BR
dc.format.extent xv, 216f.| grafs., tabs. + pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Universidades e faculdades pt_BR
dc.subject.classification Professores universitarios pt_BR
dc.subject.classification Auto-avaliação pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Avaliação por alunos pt_BR
dc.title Mudanças e resistências :: a contribuição do PAIUFSC na construção da cultura da avaliação institucional / pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Moretti, Mericles Thadeu pt_BR


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