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O tema central desta pesquisa foi a análise da relação entre a virtualização organizacional e as estratégias mercadológicas. A técnica de pesquisa adotada foi a triangulação, que é a combinação de dados quantitativos com dados qualitativos. Em razão da natureza do objeto de estudo ser a virtualidade - que traz intrinsecamente o caráter da temporalidade - optou-se por uma pesquisa cross-sectional, em que os resultados apresentados dizem respeito a um determinado momento, no qual a pesquisa foi realizada. O presente estudo mostra que a virtualização organizacional, representada neste estudo pelo comércio eletrônico, pode ser considerada como uma estratégia de marketing, na medida em que pode possibilitar a eliminação de barreiras de entrada, ampliar a atuação da empresa no mercado, modificar as relações entre consumidor e empresa, reduzir os custos de comunicação, diferenciar os produtos e criar novos tipos de negócios. Porém, não se pode pretender tratá-lo de uma forma homogênea e indistinta, há que se respeitar as suas peculiaridades, as sabidas e as que estão por descobrir. Os resultados da pesquisa deste estudo demonstraram a existência de alterações nas estratégias mercadológicas das empresas estudadas e, como elas se alteraram, assim como foi identificado o estágio atual de virtualização organizacional em que se encontra as empresas. |
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