Percepções sobre a qualidade do ensino médio: uma avaliação na região sul de Santa Catarina /

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Percepções sobre a qualidade do ensino médio: uma avaliação na região sul de Santa Catarina /

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Lapa, Jair dos Santos pt_BR
dc.contributor.author Benedet, Olga Maria pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-17T14:14:20Z
dc.date.available 2012-10-17T14:14:20Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 170304 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78426
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo teve o objetivo de identificar o desempenho das Escolas do Ensino Médio na Região Sul de Santa Catarina, comparativamente ao desempenho de todas as escolas do Estado. Utilizou-se como indicador de desempenho os resultados do exame de Língua Portuguesa, incluindo Literatura e Redação, no vestibular da ACAFE/1998/1º Semestre. A escolha do objeto de estudo justificou-se pelas inquietações da autora de que o desempenho desse nível de Ensino no Brasil merece cuidados, necessitando de tomadas de decisão na busca de sua melhoria; preocupações manifestadas, também, pelo MEC e ratificadas por constantes discussões e afirmativas de educadores, conforme registros observados em diferentes documentos. A pesquisa, de caráter exploratório e de tipo bibliográfico-descritivo, pois os fatos analisados não sofreram nenhuma interferência, utilizou abordagem quanti-qualitativa, contribuiu para o estabelecimento de uma nova percepção do objeto estudado. Os dados coletados em fontes secundárias se constituíram dos relatórios fornecidos pela ACAFE, ano de 1998.1, bem como de livros e outros documentos. Os dados foram tratados, através das notas dos candidatos, utilizando-se para a análise o processo estatístico representado pelo boxplot. Nas etapas desse processo foram comparados os desempenhos dos municípios da Região Sul e do Estado, bem como identificados os municípios com desempenho abaixo do 1º decil e acima do 9º decil, no Estado e na Região Sul. Dos municípios da Região Sul foram levantados alguns atributos, como tamanho da população, cultura dos colonizadores, população estudantil por faixa etária, índices de matrículas nos respectivos níveis de ensino e rede de ensino predominante. Os resultados apresentados demonstraram que os desempenhos do Ensino Médio da Região Sul são semelhantes aos do Estado e que os atributos analisados referentes aos municípios da Região Sul não estão fortemente associados aos desempenhos municipais. Porém, todos os dados apontaram para a percepção de que existem problemas sérios no Ensino Médio, tanto na Região Sul como em todo o Estado de Santa Catarina, requerendo uma investigação mais profunda do currículo e do processo ensino-aprendizagem, o que constitui objeto para outros trabalhos. pt_BR
dc.format.extent ix, [117] f.| tabs. + pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Qualidade pt_BR
dc.subject.classification Santa Catarina pt_BR
dc.subject.classification Ensino de segundo grau pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Exame vestibular pt_BR
dc.subject.classification Desempenho pt_BR
dc.title Percepções sobre a qualidade do ensino médio: uma avaliação na região sul de Santa Catarina / pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Freitas, Ieda Maria Araujo Chaves pt_BR


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