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A decadência da era industrial, cujos fatores de produção eram o capital e o trabalho, abre espaço para a era do conhecimento. Até o momento, em livros, artigos, periódicos, na imprensa falada e escrita, enfim na mídia de uma forma geral, muito se tem comentado acerca do novo cenário pós era industrial, dando início a uma sociedade baseada na informação e no conhecimento. Porém, pouco tem sido o esforço de condensar aquilo que deva ser a gestão no contexto desse novo cenário, onde os modelos de gestão organizacional são reinventados para dar suporte à competitividade das organizações. Este trabalho procura sintetizar as áreas mais relevantes dentro desse novo ambiente de gestão, onde são abordadas teorias antigas, em confronto com novas e/ou adaptações, os novos paradigmas, dentro da limitação de passar um escopo dos elementos constituintes sem perder a visão do contexto dos mesmos em relação ao todo. Em seguida, é abordado um caso que atesta o uso de técnicas relacionadas às novas teorias desse novo cenário para criar um ambiente, ainda que incipiente, onde a gestão da informação e do capital humano - no processo de criação da base de conhecimento - possa fornecer subsídios para melhoria de processos relacionados à agilidade no acesso à informação e ao atendimento ao cliente, desenvolvimento de novos produtos (como treinamentos) e liberação de profissionais de atividades operacionais para atividades mais ligadas ao desenvolvimento de suas habilidades e conhecimento. |
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