Blood and stone on stage: Peter Shaffer's tragic plays /

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Blood and stone on stage: Peter Shaffer's tragic plays /

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Pasold, Bernadete pt_BR
dc.contributor.author Cabral, Gladir da Silva pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-17T12:56:03Z
dc.date.available 2012-10-17T12:56:03Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 174127 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78335
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo específico desta tese é analisar quatro peças de autoria de Peter Shaffer-The Royal Hunt of the Sun, Equus, Amadeus e Yonadab-observando o uso de técnicas teatrais e a relação com os princípios da tragédia propostos por Aristóteles na Poética. Elas são então comparadas com três importantes peças gregas-Prometeu Acorrentado, de Ésquilo, Édipo Rei, de Sófocles e Medéia, de Eurípides- uma vez que o objetivo geral do presente trabalho é descobrir se existe tragédia moderna, de que forma ela é apresentada nas peças de Shaffer, e em que ela difere da tragédia grega. Na análise empreendida verifica-se que as peças de Shaffer apresentam muitas afinidades com as tragédias gregas e observam vários dos princípios estabelecidos por Aristóteles. No entanto elas se constituem em exemplares genuínos de tragédia moderna, pois discutem questões sérias atuais e apresentam personagens desafiadoras que enfrentam situações complexas e dilemas éticos e metafísicos. Além disso, as peças de Shaffer apresentam enredos muito bem elaborados, que combinam com habilidade os vários recursos teatrais descritos, e culminam numa experiência envolvente de teatro. No primeiro capítulo o paradigma teórico da tese é apresentado e analisado-os elementos e recursos teatrais e a Poética de Aristóteles-, mostrando como eles são importantes para o estudo do teatro em geral e para a tragédia em particular. No segundo capítulo os vários itens da fundamentação teórica são aplicados às peças gregas selecionadas, mostrando como elas confirmam e como se desviam dos princípios aristotélicos. No terceiro capítulo, o mesmo é feito em relação às peças de Peter Shaffer. No quarto capítulo as peças de Peter Shaffer são comparadas às gregas, mostrando como um dramaturgo moderno, através de narrativas históricas e míticas, recria o drama trágico, usando os vários recursos teatrais disponíveis para transmitir uma perspectiva trágica da vida. A Conclusão é que, considerando as semelhanças e diferenças detectadas entre as peças de Shaffer e as gregas, as peças de Shaffer podem ser consideradas tragédias modernas relevantes, que resgatam uma visão trágica da vida, tão importante para os gregos, num contexto moderno. pt_BR
dc.language.iso eng pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Teatro (Literatura) pt_BR
dc.subject.classification Tragedia pt_BR
dc.subject.classification Historia e critica pt_BR
dc.title Blood and stone on stage: Peter Shaffer's tragic plays / pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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