dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Selig, Paulo Mauricio |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Rocha, Douglas José Alexandria |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-17T12:33:34Z |
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dc.date.available |
2012-10-17T12:33:34Z |
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dc.date.issued |
2000 |
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dc.date.submitted |
2000 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
171049 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78305 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Sistematiza a aplicação de um Balanced Scorecard em uma Instituição de Ensino Superior privada. Apresenta a relação entre as estratégias utilizadas e o estabelecimento de indicadores de performance em uma universidade. Buscou-se identificar a missão, visão estratégica e estratégias adotadas pela organização, pois tais informações são a base para a construção de um scorecard. Buscou-se, também, identificar quais perspectivas deveriam ser adotadas pela organização, priorizando aquela que deveria ser o foco principal e as demais, obedecendo o princípio de causa e efeito. Considerando o principal foco da organização em questão, definiu-se como perspectivas a serem utilizadas, a da educação, dos clientes, da responsabilidade financeira, dos processos internos e do aprendizado e crescimento, respectivamente. Em seguida identificou-se os objetivos estratégicos e selecionou-se os indicadores de resultados de cada perspectiva proposta seus respectivos indicadores de tendência ou vetores de desempenho e iniciativas estratégicas. Uma vez identificados tais indicadores, buscou-se estabelecer um encadeamento entre os mesmos, demonstrando claramente a relação de causa e efeito existente. Esses indicadores também estão relacionados aos fatores chave de sucesso da Instituição, o que facilita o processo de gerenciamento e, consequentemente, a sua sobrevivência. Conclui-se que a aplicação do Balanced Scorecard para o gerenciamento de uma Instituição de Ensino Superior privada é viável. |
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dc.format.extent |
x, 104 f.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Administração |
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dc.subject.classification |
Universidades e faculdades particulares |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Indicadores |
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dc.subject.classification |
Desempenho |
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dc.title |
Desenvolvimento do balanced scorecard para instituição de ensino superior privada: estudo de caso da unidade de negócios 4 da Universidade Gama / |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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