Desenvolvimento do balanced scorecard para instituição de ensino superior privada: estudo de caso da unidade de negócios 4 da Universidade Gama /

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Desenvolvimento do balanced scorecard para instituição de ensino superior privada: estudo de caso da unidade de negócios 4 da Universidade Gama /

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Selig, Paulo Mauricio pt_BR
dc.contributor.author Rocha, Douglas José Alexandria pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-17T12:33:34Z
dc.date.available 2012-10-17T12:33:34Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 171049 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78305
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. pt_BR
dc.description.abstract Sistematiza a aplicação de um Balanced Scorecard em uma Instituição de Ensino Superior privada. Apresenta a relação entre as estratégias utilizadas e o estabelecimento de indicadores de performance em uma universidade. Buscou-se identificar a missão, visão estratégica e estratégias adotadas pela organização, pois tais informações são a base para a construção de um scorecard. Buscou-se, também, identificar quais perspectivas deveriam ser adotadas pela organização, priorizando aquela que deveria ser o foco principal e as demais, obedecendo o princípio de causa e efeito. Considerando o principal foco da organização em questão, definiu-se como perspectivas a serem utilizadas, a da educação, dos clientes, da responsabilidade financeira, dos processos internos e do aprendizado e crescimento, respectivamente. Em seguida identificou-se os objetivos estratégicos e selecionou-se os indicadores de resultados de cada perspectiva proposta seus respectivos indicadores de tendência ou vetores de desempenho e iniciativas estratégicas. Uma vez identificados tais indicadores, buscou-se estabelecer um encadeamento entre os mesmos, demonstrando claramente a relação de causa e efeito existente. Esses indicadores também estão relacionados aos fatores chave de sucesso da Instituição, o que facilita o processo de gerenciamento e, consequentemente, a sua sobrevivência. Conclui-se que a aplicação do Balanced Scorecard para o gerenciamento de uma Instituição de Ensino Superior privada é viável. pt_BR
dc.format.extent x, 104 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.subject.classification Universidades e faculdades particulares pt_BR
dc.subject.classification Indicadores pt_BR
dc.subject.classification Desempenho pt_BR
dc.title Desenvolvimento do balanced scorecard para instituição de ensino superior privada: estudo de caso da unidade de negócios 4 da Universidade Gama / pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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