dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Sousa, Fernando Ponte de |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Liberato, Leo Vinicius Maia |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-17T12:25:18Z |
|
dc.date.available |
2012-10-17T12:25:18Z |
|
dc.date.issued |
2000 |
|
dc.date.submitted |
2000 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
171046 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78293 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A partir de uma noção de autonomia e de um saber específicos da instituição universidade, analisa as orientações do Banco Mundial para o ensino superior e a política em vigor do governo federal para as universidades brasileiras, tendo por base as antinomias autonomia vs. funcionalização e saber crítico vs. saber instrumental, definidas no quadro teórico ao longo da dissertação. São analisadas ainda as propostas, posições e projetos para universidade brasileira vindos do movimento estudantil, do sindicato dos docentes, do sindicato dos funcionários técnico-administrativos e das mantenedoras de universidades privadas, onde observa-se que, de forma geral, embora haja uma vontade de se contrapor às propostas do Banco Mundial e à política do governo federal que funcionalizam a universidade, não há uma coerência interna das propostas em favor de uma universidade essencialmente crítica e não funcional. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Brasil (A palavra) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Politica e educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Brasil (A palavra) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação e Estado |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Brasil (A palavra) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino superior e estado |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Politica governamental |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Universidades e faculdades |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Brasil |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Reforma do ensino |
pt_BR |
dc.title |
Uma universidade crítica ou funcional: as propostas e a política atual para a universidade brasileira / |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |