dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Fialho, Francisco Antonio Pereira |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Santos, Wilson Taveira de Los |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-17T12:20:35Z |
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dc.date.available |
2012-10-17T12:20:35Z |
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dc.date.issued |
2000 |
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dc.date.submitted |
2000 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
171045 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78286 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. |
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dc.description.abstract |
Esta mulher tímida de New England, com um temperamento totalmente oposto ao de Walt Whitman, compartilha com ele a distinção de lapidar a moderna poesia norte-americana. Mas, ao contrário de Walt Whitman que se regozijava em soar seu brado bárbaro, Emily Dickinson é o primeiro exemplo da poetisa da privacidade, da solidão e do pranto da alma. Para exemplificar, emprestamos algumas de suas próprias palavras, ela é a alma que... "Seleciona sua própria sociedade. E depois fecha a porta ..."Seus poemas não foram escritos para cortejar a fama. Nem no sentido comum tiveram seus poemas a intenção de compartilhar seu ser com outrem. " Que tétrico é ser alguém! Que vulgar como um sapo. Pronunciar teu nome o dia inteiro. A um lamaçal encantador. " Os poemas são a expressão direta de sua mente e de seu coração, comunicados a si mesma em uma profunda solidão e reflexão. O resultado é um trabalho extremamente pessoal, de pelo menos 1775 poemas conhecidos que, com a exceção de seus quatro primeiros poemas, foram publicados somente após sua morte. A proposta deste trabalho visa a apontar que a produção cognitiva da autora se fundamenta em três hipóteses, a saber: seu provável bloqueio na fase edipiana - entre seus 3 e 5 anos - ; a falha de resolução na retomada do Édipo na puberdade e sua entrega à reclusão, desde sua juventude, e por último, porém também digno de ser mencionado, ao isolamento que foi o elemento norteador do seu processo criativo e o catalisador de sua vasta produção literária. Esta dissertação resgata o trabalho do artista, ainda que este trabalho não seja considerado como tal por um sistema que se orienta para a produção. A despeito disso, sem a música, sem a poesia, sem a arte, enfim, de que valeriam as riquezas que se extraem das fábricas... |
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dc.format.extent |
131 f.| il. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Cognição |
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dc.subject.classification |
Pesquisa |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Criatividade |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Emoções |
pt_BR |
dc.title |
A adversidade como elemento catalisador dos processos criativos Emily Dickinson: a produção da obra literária / |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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