Educação infantil e internet: um estudo das possibilidades pedagógicas da comunicação via videoconferência entre crianças de 5 e 6 anos /

DSpace Repository

A- A A+

Educação infantil e internet: um estudo das possibilidades pedagógicas da comunicação via videoconferência entre crianças de 5 e 6 anos /

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fialho, Francisco Antonio Pereira pt_BR
dc.contributor.author Castro, Sônia Maria Jordão de. pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-17T12:06:32Z
dc.date.available 2012-10-17T12:06:32Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 175392 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78266
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho relata uma experiência pedagógica envolvendo crianças de 5 e 6 anos, que teve como objetivo experimentar possibilidades de trabalho pedagógico com o uso de computadores, mediante um programa de conversação "online". Realizada entre os meses de outubro e dezembro de 1998, a experiência levanta indicativos pedagógicos da interação entre educação e informática, que poderão subsidiar o professor a refletir sobre as possibilidades e limites dessa tecnologia para a educação infantil. O exame da questão deu-se com base nas observações feitas nas sessões com as crianças, por meio das quais experimentaram-se algumas possibilidades de comunicação que o programa oferecia, entre elas: a conversação, o desenho, a escrita, a expressão corporal. As sessões tinham inicialmente atividades de livre iniciativa, e outras que eram propostas pelos, professores. Das observações e registros destacam-se alguns pontos de muita importância a serem considerados no trabalho com a educação de crianças na faixa etária em questão, como: limitação do número de crianças (duas ou três por sessão), para proporcionar uma conversação "online" com maior fluência nessa faixa etária; a ergonomia dos computadores não facilita o trabalho com as crianças da educação infantil; a qualidade do trabalho que procura aliar os recursos pt_BR
dc.format.extent [100] f.| il. + pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Educação infantil pt_BR
dc.subject.classification Computadores e crianças pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Informatica pt_BR
dc.subject.classification Internet (Redes de computadores) pt_BR
dc.subject.classification Comunicação pt_BR
dc.subject.classification Videoconferencias pt_BR
dc.title Educação infantil e internet: um estudo das possibilidades pedagógicas da comunicação via videoconferência entre crianças de 5 e 6 anos / pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
175392.pdf 4.849Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar