Brinquedos cantados

DSpace Repository

A- A A+

Brinquedos cantados

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fialho, Francisco Antonio Pereira pt_BR
dc.contributor.author Paiva, Ione Maria R. de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-17T11:48:06Z
dc.date.available 2012-10-17T11:48:06Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 175386 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78240
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. pt_BR
dc.description.abstract O sistema de trabalho exposto procura justificar o valor dos Brinquedos Cantados para a formação da cidadania da criança, bem como resgatar estes brinquedos já quase totalmente esquecidos na memória dos tempos passados, trazendo-os para o currículo do ensino fundamental. O universo fixo e fragmentado bem como toda a concepção mecanicista da vida deu lugar a uma consciência de inter-relação e interdependência de todos os fenômenos. A idéia do Universo como uma grande roda, onde todos os elementos se integram, estende-se à educação como parte deste todo e sugere-se a necessidade de mudanças urgentes. Assim, é preciso que a educação solte suas amarras do sistema formal e padronizado, e perceba o indivíduo como parte de um todo maior e não mais como um ser isolado, dependente e esmagado por rotinas massificantes. O corpo e a mente do homem não são dicotômicos/uma dualidade. Na verdade, eles se completam e se justificam como um todo na produção da vida. "Corpo e mente devem ter assento na escola, não um (a mente) para aprender e o outro (o corpo) para transportar, mas ambos para se emancipar" (Freire, 1989, p.13). Questiona-se também a forma como a infância das crianças lhes está sendo roubada e como é importante a inclusão de jogos e brincadeiras em seu cotidiano. Partindo de experiências vivenciadas com os Brinquedos Cantados, atuando como agentes da cidadania, decidiu-se pela elaboração deste trabalho na tentativa de mostrar a importância dos mesmos na integração da criança ao meio, desenvolvendo sua sociabilidade bem como sua afetividade, levando-a a resgatar sua identidade cultural. Pretende-se mostrar também que estes brinquedos são um elo integrador entre os aspectos cognitivos, afetivos e sociais e sua preservação é fundamental como recurso para desenvolver e aperfeiçoar valores que fazem parte de nossa cidadania. Os Brinquedos Cantados estão aqui classificados apenas por uma questão de facilidade de análise do material estudado. pt_BR
dc.format.extent x, [126] f.| il. + pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Educação de base pt_BR
dc.subject.classification Brinquedos pt_BR
dc.subject.classification Aspectos sociais pt_BR
dc.subject.classification Recreação musical pt_BR
dc.subject.classification Crianças pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Jogos pt_BR
dc.subject.classification Aspectos sociais pt_BR
dc.title Brinquedos cantados pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
175386.pdf 179.6Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar