Abstract:
|
Este trabalho apresenta uma análise das novas tecnologias como recurso pedagógico para o ensino de matemática. Para isso foi feito uma síntese da história da introdução dos computadores na escola, bem como os tipos de programas que os professores podem encontrar para utilizarem em suas aulas, e ainda uma síntese da informática no ensino da matemática. O trabalho também apresenta uma visão dos Parâmetros Curriculares Nacionais relacionada à informatização do ensino. Como fundamentação teórica apresenta as correntes pedagógicas de Piaget e Vygotsky. Há também uma análise de como está se processando a informatização do ensino de matemática nas instituições de ensino tanto públicas como particulares, esta análise foi feita através de dados coletados nestas instituições. O trabalho também apresenta uma análise de alguns software que possuem aplicabilidade no ensino de matemática, bem como relatos de algumas experiências feitas com os mesmos. Com base na análise do processo de informatização das instituições de ensino e na pesquisa de software, este trabalho coloca a disposição dos professores da disciplina de matemática, uma relação de software que podem ser utilizados pedagogicamente pelos professores, endereços onde podem ser encontrados, os conteúdos em que os software podem ser aplicados, além de exemplos concretos de uso das novas tecnologias. |