O cuidado no processo de ser e viver de educandas de enfermagem /

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O cuidado no processo de ser e viver de educandas de enfermagem /

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Silva, Alcione Leite da pt_BR
dc.contributor.author Freitas, Kênia Silva dos Santos pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-17T10:58:28Z
dc.date.available 2012-10-17T10:58:28Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 161290 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78160
dc.description Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. pt_BR
dc.description.abstract Neste estudo, desenvolvo um processo de cuidado com educandas de Enfermagem, tendo como base a Teoria do Cuidado Transpessoal de Jean Watson e idéias próprias, com vistas a criar um "espaço vivencial" para o cuidado de si e do outro e construir um conhecimento acerca do processo de ser e viver da educanda de Enfermagem. Este estudo foi desenvolvido com oito educandas de Enfermagem da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, no período de 30 de maio a 30 de julho de 1999, utilizando o referencial metodológico de Silva. A dinâmica do processo de cuidado foi efetivada através de doze oficinas, entendidas como processos vivenciais de cuidado, utilizando a arte para a educação do ser. Cada oficina compreendeu quatro momentos intimamente ligados entre si, constituídos por sensibilizações de abertura; vivências com expressão plástica, dramática e musical; reflexão e; avaliação, relacionada aos temas e questões norteadores. A partir da análise das informações obtidas no processo de cuidado, emergiram cinco categorias: o ser e o vir-a-ser; a difícil escolha profissional; as relações e o impacto na educação profissional; os paradoxos na educação profissional e; o cuidado como modo de ser. Estas categorias compuseram um tema mais abrangente, que denominei de "Processo de Ser e Viver de Educandas de Enfermagem, cuja elaboração textual apoiou-se na multiplicidade de vozes das participantes e na literatura nacional e internacional de diferentes áreas do conhecimento. O ser e o vir-a-ser é um processo que se desenvolve e se aperfeiçoa durante toda a vida humana, na busca do auto-conhecimento, através da sensibilidade, expressividade e amorosidade no cuidado de si, o qual é fundamental para efetivarmos o cuidado do outro. A escolha pela profissão de Enfermagem é vista pelas educandas como difícil, repleta de ansiedades e conflitos devido à falta de conhecimento das famílias e da sociedade em geral sobre à profissão. As relações e o impacto da imagem social relacionada a profissão em nossa sociedade e em nossa cultura reforçam a baixa auto-estima das educandas e dos/as profissionais que desejam e buscam transformações significativas para afirmar a Enfermagem enquanto profissão do cuidado. Os paradoxos na educação profissional revelam as contradições de nosso ensino, ainda baseado nos modelos tradicionais, contrastado pela busca de alternativas criativas e expressivas no processo educacional, com vistas a uma prática inovadora. O cuidado como modo de ser expressa e congrega a arte da sensibilidade, afetividade e amorosidade dos seres humanos. É um modo de ser autêntico e genuíno que permite atenção e solidariedade. Espero que este estudo possa contribuir para as mudanças requeridas na Enfermagem, revitalizando seu saber através de práticas inovadoras de cuidado de si e dos outros seres. pt_BR
dc.format.extent [180]f.| il. + pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Estudantes de enfermagem pt_BR
dc.subject.classification Aspectos psicologicos pt_BR
dc.subject.classification Enfermagem pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Enfermagem como profissão pt_BR
dc.title O cuidado no processo de ser e viver de educandas de enfermagem / pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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