dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Rojas Lezana, Alvaro Guillermo |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Diogo, Maria das Graças Viana de Sousa |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-17T10:28:07Z |
|
dc.date.available |
2012-10-17T10:28:07Z |
|
dc.date.issued |
2000 |
|
dc.date.submitted |
2000 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
179145 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78107 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A dificuldade no ensino aprendizagem dos conceitos de limite, de derivada e de integral, provocada pela rigorosa abstração presente em suas respectivas definições, comprometem o desempenho dos alunos na disciplina de Análise Real do Curso de Matemática. Este trabalho constrói uma modelagem matemática e didático-pedagógico do protótipo de um software educacional com experiências matemáticas em forma de jogos computacionais dentro dos referidos conceitos para um curso de cálculo de função de uma variável real. O software é composto de duas partes. A parte I foi desenvolvida em linguagem CLIPPER 5.1, usando imagens por Paint Brush, 256 cores e biblioteca gráfica CLBC 3.0, executado em ambiente Windows 95 ou 98, com janela para MS-DOS, contemplando os conteúdos referentes ao ensino da Noção Intuitiva de Limite e a Definição de Limite. A parte II foi construída com a ferramenta Visual Basic 5.0 em ambiente operacional 95 ou 98 com jogos sobre Derivada, sobre Integral e sobre os Paradoxos. A avaliação deste protótipo deve ser feita em futuros estudos e sua utilização deve ser tratada como uma alternativa para o ensino de cálculo pois o respeito as diferenças individuais é condição indispensável para o sucesso do recurso didático |
pt_BR |
dc.format.extent |
xxiii, 254 f.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Matematica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino auxiliado por computador |
pt_BR |
dc.title |
Uma alternativa para o ensino de cálculo de funções de uma variável real |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |