Digestibilidade aparente da proteina e energia de tres tipos de dejetos suinos pela carpa comum cyprinus carpio (Linnaeus, 1758) e pacu Piaractus mesopotamicus (Holmberg, 1887)

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Digestibilidade aparente da proteina e energia de tres tipos de dejetos suinos pela carpa comum cyprinus carpio (Linnaeus, 1758) e pacu Piaractus mesopotamicus (Holmberg, 1887)

Mostrar registro completo

Título: Digestibilidade aparente da proteina e energia de tres tipos de dejetos suinos pela carpa comum cyprinus carpio (Linnaeus, 1758) e pacu Piaractus mesopotamicus (Holmberg, 1887)
Autor: Tompson, Marcelo de Morais
Resumo: Dejetos suínos são responsáveis, atualmente, pela contamInação por coliformes fecais de cerca de 85% dos mananciais de água das regiões produtoras de suínos. A possibilidade de utilização destes dejetos como ingrediente de dietas para duas espécies de peixes foi avaliada. Os coeficientes de digestibilidade aparente da matéria seca, proteÍna bruta e energia bruta foram estimados para as dietas referência semi-purificadas LANEA-201 para carpa comum C. carpio e LANEA-301 para o pacu P. mesopotamicus, assim como para três tipos de dejetos suínos (creche, processados e terminação). Foi utilizado o método indireto para determinação dos coeficientes de digestibilidade, com-o óxido crômico como indicador, em um sistema experimental com quatro tanques cilindro-cônicos (1000 litros) e recirculação contínua a partir de um filtro biológico. Os resultados indicaram coeficientes de digestibilidade aparente da matéria seca, proteína bruta e energia bruta de 88.0%, 95.1% e 91.9%, respectivamente para a dieta referência LANEA-201, e 69.7%, 83.0% e 79.4%, respectivamente para a dieta referência LANEA-301. O pacu apresentou coeficientes de digestibilidade aparente da proteína bruta maiores (P<0,05) para os dejetos processados e terminação (89.0% e 71.8%, respectivamente) que para os dejetos creche (42.6%). A digestibiliade aparente da energia bruta dos três tipos de dejetos foi muito baixa ou nula para as espécies estudadas. Concluiu-se que dejetos suínos podem ser utilizados como ingrediente protéico em dietas de crescimento para o pacu.
Descrição: Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias Agrarias
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77225
Data: 1997


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar