dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Barcia, Ricardo Miranda |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Luz, Rodolfo Pinto da |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-16T23:53:59Z |
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dc.date.available |
2012-10-16T23:53:59Z |
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dc.date.issued |
1997 |
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dc.date.submitted |
1997 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
186625 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77004 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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dc.description.abstract |
A realidade virtual (RV) tem seus primeiros trabalhos há quase tanto tempo quanto a computação, mesmo parecendo ser uma tecnologia nova. Os primeiros trabalhos foram desenvolvidos no final da década de 60. A sua falta de destaque deveu-se ao custo elevado dos equipamentos e ao seu principal campo de aplicação ser o militar, e por esta razão ser de divulgação restrita. Nos últimos anos a RV ganhou destaque principalmente pela promessa de difusão a diversas áreas do conhecimento humano, associado à redução dos custos dos sistemas desenvolvidos. Atualmente está disponível uma linguagem para RV chamada VRML, destinada a Internet, que permite a criação de mundos virtuais não imersivos dos mais variados tipos. A criação destes ambientes é realizada, utilizando-se desde softwares para modelagem tridimensional que exportam seus arquivos para esta linguagem, como pacotes específicos para o desenvolvimento destes ambientes. Inexistem plataformas de fácil utilização que possam gerar ambientes virtuais imersivos de baixo custo baseados em padrões abertos, isto é, que aceitem a criação de sistemas utilizando equipamentos especiais para a RV e uma linguagem padronizada e de domínio público. Esta inexistência foi reconhecida com a experiência adquirida durante a realização de projetos no Laboratório de Realidade Virtual/PPGEP/UFSC, sendo que a principal foi a do desenvolvimento do projeto intitulado Virtual Lab. Esta dissertação apresenta uma proposta para especificação de uma plataforma de desenvolvimento de ambientes virtuais de baixo custo. O sistema proposto neste estudo segue os padrões VRML e Java. |
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dc.format.extent |
ii, 95 f.| il., tabs., grafs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
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dc.subject.classification |
Realidade virtual |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ambiente virtual |
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dc.subject.classification |
Java (Linguagem de programação de computador) |
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dc.title |
Proposta de especificação de uma plataforma de desenvolvimento de ambientes virtuais de baixo custo |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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