dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Abramo, Maria Augusta Fonseca Weber |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Rio Doce, Claudia Camardella |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-16T23:49:27Z |
|
dc.date.available |
2012-10-16T23:49:27Z |
|
dc.date.issued |
1996 |
|
dc.date.submitted |
1996 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
104703 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76996 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Mostra como os temas da literatura em voga da década de 10 e as personagens criadas por Oswald de Andrade e Guilherme de Almeida nessa mesma época, quando compartilhavam uma concepção universalista de suas obras, como, por exemplo, nas peças em francês escritas pelos dois, podem ser reencontrados, variados e modulados, nas suas incursões cinematográficas posteriores, já na fase adulta.Verifica, ainda, que Guilherme de Almeida mantém objetivos semelhantes aos dos primeiros anos de sua carreira, inserindo-se na indústria cultural, enquanto Oswald de Andrade, com transformações radicais na abordagem dos objetos, denuncia o mecanismo de exploração e alienação inerentes a esse processo. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Historia e critica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ficção brasileira |
pt_BR |
dc.title |
A cena muda: Oswald de Andrade e Guilherme de Almeida do palco a tela |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Antelo, Raul |
pt_BR |