Desenvolvimento e teste de um novo modelo gravitacional de oportunidades para distribuição de viagens

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Desenvolvimento e teste de um novo modelo gravitacional de oportunidades para distribuição de viagens

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Ulyssea Neto, Ismael pt_BR
dc.contributor.author Gonçalves, Mirian Buss pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-16T23:06:41Z
dc.date.available 2012-10-16T23:06:41Z
dc.date.issued 1992
dc.date.submitted 1992 pt_BR
dc.identifier.other 89331 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76921
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnologico pt_BR
dc.description.abstract Neste trabalho apresenta-se o desenvolvimento e teste de um novo modelo gravitacional - de oportunidades para distribuição de viagens. Na sua dedução são utilizados o Modelo de Oportunidades Intervenientes de Schneider, bem como a metodologia usada por Wilson para deduzir o Modelo Gravitacional. A tradicional dicotomia notacional que dificultava a amalgamação das duas classes de modelos é resolvida, definindo-se adequadamente uma matriz de oportunidades intervenientes. Isso possibilita a fácil aplicação das restrições de consistência de fluxos. A forma convencional do modelo gravitacional figura como um caso particular do modelo proposto, cujos principais atributos são sua simplicidade e sua operacionalidade, decorrentes de sua similaridade com o Modelo Gravitacional. A aplicação do princípio estatístico da máxima verossimilhança fornece critérios para a calibração dos parâmetros do novo modelo e a aplicação do princípio da máxima entropia mostra que o mesmo é um modelo entrópico. A calibração do novo modelo é feita obtendo-se aproximações das estimativas de máxima verossimilhança de seus parâmetros. Para obter os fatores de balanceamento é utilizado o procedimento iterativo de Furness e os parâmetros de impedância são determinados através do método de otimização não linear de Hooke e Jeeves. Uma aplicação prática do novo modelo é desenvolvida, numa área de estudo situada no Estado de Santa Catarina, com o intuito de estimar fluxos intermunicipais de passageiros por transporte público. O desenvolvimento dessa aplicação prática comprova a operacionalidade do modelo proposto e a análise dos resultados obtidos mostra a validade do mesmo para simular situações reais. pt_BR
dc.format.extent 174f.| il., grafs pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Transportes pt_BR
dc.subject.classification Planejamento pt_BR
dc.subject.classification Teses pt_BR
dc.subject.classification Transportes pt_BR
dc.subject.classification Modelos matematicos pt_BR
dc.subject.classification Teses pt_BR
dc.subject.classification Viagens pt_BR
dc.subject.classification Modelos matematicos pt_BR
dc.subject.classification Teses pt_BR
dc.title Desenvolvimento e teste de um novo modelo gravitacional de oportunidades para distribuição de viagens pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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