dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Ulyssea Neto, Ismael |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Gonçalves, Mirian Buss |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-16T23:06:41Z |
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dc.date.available |
2012-10-16T23:06:41Z |
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dc.date.issued |
1992 |
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dc.date.submitted |
1992 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
89331 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76921 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnologico |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Neste trabalho apresenta-se o desenvolvimento e teste de um novo modelo gravitacional - de oportunidades para distribuição de viagens. Na sua dedução são utilizados o Modelo de Oportunidades Intervenientes de Schneider, bem como a metodologia usada por Wilson para deduzir o Modelo Gravitacional. A tradicional dicotomia notacional que dificultava a amalgamação das duas classes de modelos é resolvida, definindo-se adequadamente uma matriz de oportunidades intervenientes. Isso possibilita a fácil aplicação das restrições de consistência de fluxos. A forma convencional do modelo gravitacional figura como um caso particular do modelo proposto, cujos principais atributos são sua simplicidade e sua operacionalidade, decorrentes de sua similaridade com o Modelo Gravitacional. A aplicação do princípio estatístico da máxima verossimilhança fornece critérios para a calibração dos parâmetros do novo modelo e a aplicação do princípio da máxima entropia mostra que o mesmo é um modelo entrópico. A calibração do novo modelo é feita obtendo-se aproximações das estimativas de máxima verossimilhança de seus parâmetros. Para obter os fatores de balanceamento é utilizado o procedimento iterativo de Furness e os parâmetros de impedância são determinados através do método de otimização não linear de Hooke e Jeeves. Uma aplicação prática do novo modelo é desenvolvida, numa área de estudo situada no Estado de Santa Catarina, com o intuito de estimar fluxos intermunicipais de passageiros por transporte público. O desenvolvimento dessa aplicação prática comprova a operacionalidade do modelo proposto e a análise dos resultados obtidos mostra a validade do mesmo para simular situações reais. |
pt_BR |
dc.format.extent |
174f.| il., grafs |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Transportes |
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dc.subject.classification |
Planejamento |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Teses |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Transportes |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Modelos matematicos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Teses |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Viagens |
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dc.subject.classification |
Modelos matematicos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Teses |
pt_BR |
dc.title |
Desenvolvimento e teste de um novo modelo gravitacional de oportunidades para distribuição de viagens |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
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