Abstract:
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O trabalho objetiva compreender a forma de constituição do lugar da opinião da empresa jornalística. Para tanto, analisamos 31 editoriais da semana de 12 a 19 de novembro de 1989, dos jornais O Globo, Jornal do Brasil, O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo. Assumindo a hipótese de que a forma de constituição de um discurso ocorre basicamente a partir de um trabalho sobre outros discursos, discutimos o caráter institucional dos editoriais e postulamos dois mecanismos discursivos comuns a este gênero discursivo: a crítica genérica e a crítica específica. A crítica genérica está centrada no movimento que vai no sentido da indeterminação para a determinação dos sentidos veiculados nos editoriais. A crítica específica está centrada na universalização do particular, operação esta que é revelada basicamente pela seleção dos temas dos editoriais. Apesar de apresentarem diferentes formas de articulação dos mecanismos discursivos e textuais, construindo diferentes imagens de si mesmos para seus leitores, os editoriais das instituições jornalísticas analisadas se revelam pertencendo a uma única e mesma formação ideológica. |