O papel do conhecimento previo na compreenSão de textos didaticos

DSpace Repository

A- A A+

O papel do conhecimento previo na compreenSão de textos didaticos

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cabral, Leonor Scliar pt_BR
dc.contributor.author Souza, Lorena Consolata Pelin de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-16T22:23:59Z
dc.date.available 2012-10-16T22:23:59Z
dc.date.issued 1992
dc.date.submitted 1992 pt_BR
dc.identifier.other 88425 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76846
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem o objetivo de propiciar reflexões sobre a compreensão em leitura no que se refere ao papel do conhecimento prévio na compreensão de textos didáticos. Está ancorado numa pesquisa feita numa 5a série do 1o grau de uma escola do município de São José, SC. A metodologia utilizada foi a aplicação de questionários tendo como base textos didáticos fornecidos pelos professores. Tentou-se mostrar uma correlação entre o conhecimento prévio e a compreensão, encontrando-se, entretanto, estatisticamente, um grau de contingência menor que o esperado. Pode-se afirmar que a compreensão dos textos e perguntas deixou muito a desejar e que a manipulação de pistas textuais proporcionou um bom desempenho frente a perguntas denominadas "localizadoras". Enfim, pode-se perceber a dificuldade de se tentar analisar os processos cognitivos da leitura, principalmente quando se tratar de uma situação normal em sala de aula, seja pelo difícil acesso aos processamentos ou pela acomodação do pensamento a que o aluno está exposto continuamente. pt_BR
dc.format.extent xi, 152f.| il.,tabs pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Leitura pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Teses pt_BR
dc.subject.classification Compreensao na leitura pt_BR
dc.title O papel do conhecimento previo na compreenSão de textos didaticos pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
88425.pdf 3.600Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar