Leitura e escrita : uma experiencia

DSpace Repository

A- A A+

Leitura e escrita : uma experiencia

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Furlanetto, Maria Marta pt_BR
dc.contributor.author Moretti, Liege Zanella pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-16T22:07:33Z
dc.date.available 2012-10-16T22:07:33Z
dc.date.issued 1992
dc.date.submitted 1992 pt_BR
dc.identifier.other 88873 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76817
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa relata uma experiência efetuada numa segunda série de primeiro grau, com a intenção de apresentar, discutir e refletir sobre questões relacionadas ao ensino-aprendizagem da leitura e da escrita, como fator de interação social e como pré-requisito para um melhor desempenho lingüístico. Através de um projeto de literatura infantil, aliado a uma pedagogia sustentada pela lingüística textual, constatou-se que o prazer de ler surgiu juntamente com o hábito. As atividades orais e escritas desenvolvidas tiveram o objetivo de influenciar positivamente no desempenho lingüístico e esta performance foi constatada pelos resultados obtidos, sobretudo no que se refere à produção textual, levando a concluir que o texto deve ser o referencial não só para desenvolver o prazer de ler, mas também como instrumento de todas as atividades lingüísticas. As orientações propostas apontam para a necessidade de mudança na postura pedagógica, bem como para uma revisão dos conteúdos lingüísticos tradicionais em favor do texto. pt_BR
dc.format.extent vi, 157f.| il pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Leitura pt_BR
dc.subject.classification Teses pt_BR
dc.subject.classification Escrita pt_BR
dc.subject.classification Teses pt_BR
dc.title Leitura e escrita : uma experiencia pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
88873.pdf 19.93Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar