dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Furlanetto, Maria Marta |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Moretti, Liege Zanella |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-16T22:07:33Z |
|
dc.date.available |
2012-10-16T22:07:33Z |
|
dc.date.issued |
1992 |
|
dc.date.submitted |
1992 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
88873 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76817 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa relata uma experiência efetuada numa segunda série de primeiro grau, com a intenção de apresentar, discutir e refletir sobre questões relacionadas ao ensino-aprendizagem da leitura e da escrita, como fator de interação social e como pré-requisito para um melhor desempenho lingüístico. Através de um projeto de literatura infantil, aliado a uma pedagogia sustentada pela lingüística textual, constatou-se que o prazer de ler surgiu juntamente com o hábito. As atividades orais e escritas desenvolvidas tiveram o objetivo de influenciar positivamente no desempenho lingüístico e esta performance foi constatada pelos resultados obtidos, sobretudo no que se refere à produção textual, levando a concluir que o texto deve ser o referencial não só para desenvolver o prazer de ler, mas também como instrumento de todas as atividades lingüísticas. As orientações propostas apontam para a necessidade de mudança na postura pedagógica, bem como para uma revisão dos conteúdos lingüísticos tradicionais em favor do texto. |
pt_BR |
dc.format.extent |
vi, 157f.| il |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Teses |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Escrita |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Teses |
pt_BR |
dc.title |
Leitura e escrita : uma experiencia |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |