A crise do ensino juridico de graduação no Brasil contemporaneo : indo alem do senso comum

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A crise do ensino juridico de graduação no Brasil contemporaneo : indo alem do senso comum

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Aguiar, Olga Maria Boschi de pt_BR
dc.contributor.author Rodrigues, Horacio Wanderley pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-16T22:04:05Z
dc.date.available 2012-10-16T22:04:05Z
dc.date.issued 1992
dc.date.submitted 1992 pt_BR
dc.identifier.other 87832 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76811
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias Juridicas pt_BR
dc.description.abstract A tese busca compreender a crise no ensino jurídico brasileiro atual, dialeticamente, em sua totalidade e devir. Ao mesmo tempo procura oferecer algumas soluções possíveis para os problemas apresentados em seus vários níveis. A análise compreende principalmente a crise estrutural, que se desdobra em: (a) político-ideológica (liberalismo); e (b) epistemológica (inclui a crise do positivismo e seu discurso e a questão metódica). Engloba , ainda, a crise operacional, dividida em: (a) curricular, (b) didático pedagógica, e (c) administrativa. E, também, a crise funcional, que se refere: (a) à inadequação da formação de seus egressos ao mercado de trabalho, e (b) aos problemas de identidade e legitimidade dos operadores jurídicos. Para efetivar esse estudo, o trabalho foi estruturado em nove capítulos, a saber: I (De)formação jurídica para que(m)? (Da crise do mercado de trabalho às crises de identidade e legitimidade); II - A reforma que nunca aconteceu (questões legais e curriculares); III - A reprodução da (de)formação simbólica (questões didático-pedagógicas e administrativas); IV - Ensino jurídico para que(m)? (A crise do paradigma político-ideológico); V - O direito errado que se conhece e ensina (A crise do paradigma epistemológico); VI - Direito com que direito?) A crítica do Direito e seus pressupostos); VII Por que direito alternativo? (A insuficiência da crítica jurídica tradicional); VIII - É possível conhecer direito o direito? (A questão do método); IX - O discurso do ensino e o ensino do discurso (As crises da educação jurídica e as possibilidades de superação). Os resultados da pesquisa levam à conclusão de que a crise é múltipla, envolvendo elementos internos e externos. Portanto, há soluções diferenciadas para cada nível de problema apresentado. O Direito Alternativo, analisado a partir do que tem caracterizado como crítica do Direito. É privilegiado como possibilidade de novo paradigma epistemológico e político-ideológico, tendo em vista entender-se que o nível estrutural deve ser priorizado na busca de soluções. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Direito pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Teses pt_BR
dc.title A crise do ensino juridico de graduação no Brasil contemporaneo : indo alem do senso comum pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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