Convivencia em grupo - uma modalidade para aprender e ensinar a enfrentar a situação cronica de saude

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Convivencia em grupo - uma modalidade para aprender e ensinar a enfrentar a situação cronica de saude

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Trentini, Mercedes pt_BR
dc.contributor.author Tomasi, Neusi Garcia Segura pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-16T10:31:59Z
dc.date.available 2012-10-16T10:31:59Z
dc.date.issued 1996
dc.date.submitted 1996 pt_BR
dc.identifier.other 104532 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76459
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Saude pt_BR
dc.description.abstract Este estudo focaliza a convivência em grupo como veículo de ensino e aprendizagem no enfrentamento da situação crônica de saúde de hipertensão arterial. Teve como bases teóricas os conceitos de Pessoas com Hipertensão Arterial; Grupos; Educação e Saúde e Enfrentamento. Foi norteado pelos pressupostos de: que a pessoa com uma doença crônica pode ser saudável; a educação em saúde através de uma convivência grupal constitui um instrumento para o desenvolvimento das potencialidades humanas. Teve como objetivo facilitar a formação de um grupo de convivência com pessoas hipertensas, e o desenvolvimento de ações educativas que proporcionassem um enfrentamento saudável. O estudo foi desenvolvido, durante o período de um ano, com um grupo de oito pessoas. Os temas que emergiram no grupo foram analisados de forma descritiva e segundo a técnica de identificação de domínios e suas taxonomias. O processo de convivência foi desenvolvido em três fases distintas: ver para crer; a convivência e novos rumos. Durante o processo de convivência surgiram temas caracterizados como estressores, os quais, segundo os membros do grupo, contribuem para o descontrole da pressão arterial, tais como: emoção, incluindo tristeza, raiva e nervosismo; condições de trabalho inadequadas; condições financeiras desfavoráveis; atendimento insatisfatório das unidades de saúde; problemas relacionados à violência; relacionamento familiar e perdas. O estudo mostrou que o processo de convivência em grupo propicia o ensino e aprendizagem do enfrentamento às situações difïceis de vida, através de um processo de troca de experiências interpessoais. Acredito que esta experiência na formação de grupos em condição crônica de saúde possa estimular reflexões sobre a exploração de grupos como mais um recurso na prática de enfermagem. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Doenças cronicas pt_BR
dc.subject.classification Enfermagem pt_BR
dc.subject.classification Teses pt_BR
dc.subject.classification Grupos de ajuda mutua pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Pacientes - pt_BR
dc.subject.classification Hipertensão pt_BR
dc.subject.classification Enfermagem pt_BR
dc.subject.classification Teses pt_BR
dc.subject.classification Hipertensão pt_BR
dc.subject.classification Aspectos psicologicos pt_BR
dc.subject.classification Teses pt_BR
dc.title Convivencia em grupo - uma modalidade para aprender e ensinar a enfrentar a situação cronica de saude pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Polak, Ymiracy Nascimento de Souza pt_BR


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