Good girls go to heaven; bad girls... learn to be good : critical discourse analysis of quizzes in teenage girl's magazines

DSpace Repository

A- A A+

Good girls go to heaven; bad girls... learn to be good : critical discourse analysis of quizzes in teenage girl's magazines

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Caldas-Coulthard, Carmen Rosa pt_BR
dc.contributor.author Ostermann, Ana Cristina pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-16T08:13:31Z
dc.date.available 2012-10-16T08:13:31Z
dc.date.issued 1995
dc.date.submitted 1995 pt_BR
dc.identifier.other 102951 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76202
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão pt_BR
dc.description.abstract Nesta dissertação investigo 15 quizzes ou testes de comportamento em revistas para adolescentes: Teen, Seventeen, Sassy, e Capricho, usando a metodologia de Análise Crítica do Discurso. O objetivo é demonstrar que o quiz não é um texto tão inocente como parece ser. Além de encorajar o auto-escrutínio, os quizzes funcionam como instrumentos disciplinadores, visando à correta socialização das adolescentes. Com base no modelo Problema-Solução, analiso a macro-estrutura dos quizzes, e aponto as possíveis relações entre o elemento discursivo Problema e o problema do mundo real. As produtoras destes textos avaliam e classificam as meninas como boas ou más, e prescrevem um comportamento geralmente sexista. Através da análise das características conversacionais dos quizzes: a estrutura de interação, os marcadores do discurso da linguagem falada, o vocabulário adolescente, e a personalização sintética, mostro que estes textos são construídos com base no modelo conversacional de discurso. O uso deste modelo é uma estratégia que visa amenizar a posição autoritária das produtoras destes textos, e que gera alto grau de informalidade nos quizzes, disfarçando seu papel principal: disciplinar as adolescentes a serem boas meninas. pt_BR
dc.format.extent viii, 107, [26]f.| il pt_BR
dc.language.iso eng pt_BR
dc.subject.classification Analise do discurso pt_BR
dc.subject.classification Comportamento pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Teses pt_BR
dc.subject.classification Sexismo na linguagem pt_BR
dc.subject.classification Teses pt_BR
dc.title Good girls go to heaven; bad girls... learn to be good : critical discourse analysis of quizzes in teenage girl's magazines pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
102951.pdf 3.921Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar