dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Caldas-Coulthard, Carmen Rosa |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Ostermann, Ana Cristina |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-16T08:13:31Z |
|
dc.date.available |
2012-10-16T08:13:31Z |
|
dc.date.issued |
1995 |
|
dc.date.submitted |
1995 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
102951 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76202 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Nesta dissertação investigo 15 quizzes ou testes de comportamento em revistas para adolescentes: Teen, Seventeen, Sassy, e Capricho, usando a metodologia de Análise Crítica do Discurso. O objetivo é demonstrar que o quiz não é um texto tão inocente como parece ser. Além de encorajar o auto-escrutínio, os quizzes funcionam como instrumentos disciplinadores, visando à correta socialização das adolescentes. Com base no modelo Problema-Solução, analiso a macro-estrutura dos quizzes, e aponto as possíveis relações entre o elemento discursivo Problema e o problema do mundo real. As produtoras destes textos avaliam e classificam as meninas como boas ou más, e prescrevem um comportamento geralmente sexista. Através da análise das características conversacionais dos quizzes: a estrutura de interação, os marcadores do discurso da linguagem falada, o vocabulário adolescente, e a personalização sintética, mostro que estes textos são construídos com base no modelo conversacional de discurso. O uso deste modelo é uma estratégia que visa amenizar a posição autoritária das produtoras destes textos, e que gera alto grau de informalidade nos quizzes, disfarçando seu papel principal: disciplinar as adolescentes a serem boas meninas. |
pt_BR |
dc.format.extent |
viii, 107, [26]f.| il |
pt_BR |
dc.language.iso |
eng |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Analise do discurso |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Comportamento |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Avaliação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Teses |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Sexismo na linguagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Teses |
pt_BR |
dc.title |
Good girls go to heaven; bad girls... learn to be good : critical discourse analysis of quizzes in teenage girl's magazines |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |