Um sistema de apoio a decisão para o planejamento de fretes e programação de frotas no transporte rodoviario de cargas

DSpace Repository

A- A A+

Um sistema de apoio a decisão para o planejamento de fretes e programação de frotas no transporte rodoviario de cargas

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Barcia, Ricardo Miranda pt_BR
dc.contributor.author Valente, Amir Mattar pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-16T07:51:47Z
dc.date.available 2012-10-16T07:51:47Z
dc.date.issued 1994
dc.date.submitted 1994 pt_BR
dc.identifier.other 261587 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76161
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção pt_BR
dc.description.abstract É fato bastante conhecido por todos que o escoamento da produção brasileira, o abastecimento das cidades, o transporte de matérias-primas, etc, estão calcados na modalidade rodoviária. Independentemente do mérito da questão modal, sabe-se que o Brasil é importador de petróleo, grande consumidor de óleo diesel e que a operação das empresas transportadoras está longe de atingir uma condição ótima ou pelo menos boa, em termos de eficiência operacional. Esta situação atinge a todos, direta ou indiretamente, pois implica aumento no preço final dos produtos, danificação da malha rodoviária, etc. É fundamental portanto, a busca da racionalidade deste sistema. Por outro lado, ao contrário do que ocorre com o transporte rodoviário de cargas fracionadas, o de cargas completas tem sido pouco estudado e apenas alguns autores, como Powell, Hughes e Sheffi tem investigado e publicado sobre o assunto. Tal situação pode ser decorrência, entre outras razões, da maior presença das cargas fracionadas no modo rodoviário, em países onde pesquisa-se mais sobre o assunto, como é o caso dos Estados Unidos. Porém, em nações como o Brasil, o transporte de cargas completas é bastante acentuado e o fato é que não se dispõe de eficientes métodos para o planejamento e programação destes serviços. O presente trabalho teve como principal objetivo desenvolver um sistema que permita auxiliar no planejamento e na racionalização dos serviços de fretes e na programação de frotas, para empresas que operam no transporte rodoviário de cargas completas. Este sistema é constituído por quatro componentes, conforme descritos a seguir: *sistema de programação periódica da frota e dos serviços de terceiros; *sistema de previsão da receita periódica dos serviços de transporte; *sistema de previsão de custos de operação da frota e referentes aos serviços de terceiros; *sistema de apoio a decisão sobre fretes e frotas. Para construí-lo, a nível de protótipo, foram desenvolvidos algoritmos, formulaçõe e heurísticas adequadas. Fez-se ainda o uso de eficientes técnicas de roteamento de veículos, minimização de custos em redes viárias (de modo a otimizar o uso de caminhões vazios), alocação de veículos e de análises de sensibilidade. pt_BR
dc.format.extent 166f.| il., tabs pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Fretes pt_BR
dc.subject.classification Planejamento pt_BR
dc.subject.classification Teses pt_BR
dc.subject.classification Transporte de mercadorias pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.title Um sistema de apoio a decisão para o planejamento de fretes e programação de frotas no transporte rodoviario de cargas pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
261587.pdf 1.204Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar