dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Furlanetto, Maria Marta |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Lisboa, Maria Fernanda Araujo |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-16T07:06:16Z |
|
dc.date.available |
2012-10-16T07:06:16Z |
|
dc.date.issued |
1994 |
|
dc.date.submitted |
1994 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
94818 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76074 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta dissertação, a partir de pressupostos teóricos da Análise do Discurso, da Lingüística textual e da Psicolingüística, através de análise de dados alguns fatores que intervêm na leitura do texto estrangeiro, sua compreensão e tradução. Constituída de duas partes, aborda primeiramente a relação homem-linguagem-sentido, destacando a nova perspectiva que o discurso imprime não só teoricamente, mas também dentro do processo de ensino-aprendizagem desenvolvido em curso de língua convencionalmente chamado na América Latina de Instrumental. Em seguida, são apresentados os princípios teórico-pedagógico que embasam a abordagem instrumental bem como seus procedimentos mais característicos. Na segunda parte é descrito o experimento desenvolvido com alunos dentro de um curso de Francês Instrumental - leitura/tradução. Dividido em três etapas, ele investiga tanto em língua materna quanto em língua estrangeira os procedimentos e o nível de compreensão dos informantes antes de iniciarem o curso; em seguida, faz reflexões sobre o desenvolvimento do trabalho ao longo do curso para, finalmente, na terceira etapa, avaliar o desempenho final dos informantes frente ao texto estrangeiro quanto à compreensão e tradução. Nas considerações finais do experimento é discutido o instrumento de avaliação do Exame de Proficiência em língua estrangeira da Universidade Federal de Santa Catarina. A conclusão aponta para a possibilidade de renovação do processo pedagógico em língua estrangeira em função da experiência do instrumental. |
pt_BR |
dc.format.extent |
185f.| il |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Teses |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Compreensao na leitura |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Tradução e interpretação |
pt_BR |
dc.title |
Leitura, compreensão, tradução : abordagem discursiva do curso instrumental |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |