Leitura, compreensão, tradução : abordagem discursiva do curso instrumental

DSpace Repository

A- A A+

Leitura, compreensão, tradução : abordagem discursiva do curso instrumental

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Furlanetto, Maria Marta pt_BR
dc.contributor.author Lisboa, Maria Fernanda Araujo pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-16T07:06:16Z
dc.date.available 2012-10-16T07:06:16Z
dc.date.issued 1994
dc.date.submitted 1994 pt_BR
dc.identifier.other 94818 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76074
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão pt_BR
dc.description.abstract Esta dissertação, a partir de pressupostos teóricos da Análise do Discurso, da Lingüística textual e da Psicolingüística, através de análise de dados alguns fatores que intervêm na leitura do texto estrangeiro, sua compreensão e tradução. Constituída de duas partes, aborda primeiramente a relação homem-linguagem-sentido, destacando a nova perspectiva que o discurso imprime não só teoricamente, mas também dentro do processo de ensino-aprendizagem desenvolvido em curso de língua convencionalmente chamado na América Latina de Instrumental. Em seguida, são apresentados os princípios teórico-pedagógico que embasam a abordagem instrumental bem como seus procedimentos mais característicos. Na segunda parte é descrito o experimento desenvolvido com alunos dentro de um curso de Francês Instrumental - leitura/tradução. Dividido em três etapas, ele investiga tanto em língua materna quanto em língua estrangeira os procedimentos e o nível de compreensão dos informantes antes de iniciarem o curso; em seguida, faz reflexões sobre o desenvolvimento do trabalho ao longo do curso para, finalmente, na terceira etapa, avaliar o desempenho final dos informantes frente ao texto estrangeiro quanto à compreensão e tradução. Nas considerações finais do experimento é discutido o instrumento de avaliação do Exame de Proficiência em língua estrangeira da Universidade Federal de Santa Catarina. A conclusão aponta para a possibilidade de renovação do processo pedagógico em língua estrangeira em função da experiência do instrumental. pt_BR
dc.format.extent 185f.| il pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Leitura pt_BR
dc.subject.classification Teses pt_BR
dc.subject.classification Compreensao na leitura pt_BR
dc.subject.classification Tradução e interpretação pt_BR
dc.title Leitura, compreensão, tradução : abordagem discursiva do curso instrumental pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
94818.pdf 16.51Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar