dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Castilhos Junior, Armando Borges de |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Graciolli, Odacir Deonisio |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-16T06:18:57Z |
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dc.date.available |
2012-10-16T06:18:57Z |
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dc.date.issued |
1994 |
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dc.date.submitted |
1994 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
96524 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75985 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Neste trabalho é apresentado um modelo proposto para o planejamento dos roteiros de veículos na coleta de resíduos sólidos de serviços de saúde. Neste tipo de coleta, os veículos percorrem um determinado roteiro a partir de um ponto inicial (garagem), devendo visitar n pontos previamente definidos (principalmente hospitais, laboratórios e postos de saúde), coletando os resíduos em cada um deles e retornando ao ponto de partida. Para isto, devem percorrer a menor distância possível. Este problema é conhecido na literatura como o problema do caixeiro viajante, sendo amplamente aplicado à operações de coleta e entrega de produtos em geral. Para atender as especificações acima definidas, o modelo desenvolvido neste trabalho sugere a utilização de algoritmos heurísticos. Além do problema clássico do caixeiro viajante também são apresentadas soluções para múltiplos caixeiros viajantes, a exemplo dos roteiros de coleta dos resíduos de serviços de saúde, podendo ter localização distinta ou não da garagem e do local de destino final. O modelo proposto foi aplicado para o caso da roteirização da coleta de resíduos sólidos de serviços de saúde da cidade de Curitiba/PR, considerando-se como objetivo a minimização das distâncias a serem percorridas pelos veículos coletores. Nesta aplicação foram usados os algoritmos heurísticos de inserção do vértice mais distante e o algoritmo 3-opt. Através dos resultados avaliou-se a eficiência do modelo, visto que a utilização do mesmo permitiu reduzir substancialmente as distâncias percorridas pelos veículos nos roteiros propostos para a coleta de serviços de saúde. A redução média de distância foi de 19,40%. |
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dc.format.extent |
xii, 126f.| il |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Residuos industriais |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Teses |
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dc.title |
Otimização de roteiros de veiculos coletores de residuos solidos de serviços de saude |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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