Transporte rodoviario de passageiros : um modelo de divisão de mercado

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Transporte rodoviario de passageiros : um modelo de divisão de mercado

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Novaes, Antonio Galvão Naclério pt_BR
dc.contributor.author Carvalho, Maria Cleci Martins de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-16T05:12:18Z
dc.date.available 2012-10-16T05:12:18Z
dc.date.issued 1993
dc.date.submitted 1993 pt_BR
dc.identifier.other 96058 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75869
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico. pt_BR
dc.description.abstract Esta dissertação modela os desejos dos consumidores usando os pressupostos da Teoria Econômica do Consumidor e da Escolha Probabilística. Conforme essas teorias os usuários com uma necessidade decidem sobre a escolha de um determinado nível de serviço que lhe satisfaça, em função das alternativas possíveis, dos recursos financeiros disponíveis e das outras condições tais como o horário dos compromissos assumidos no destino, e etc. A função utilidade de uma alternativa é modelada por uma função linear aditiva e a respectiva probabilidade de demanda é obtida através do modelo Logit multinominal. Os coeficientes da função utilidade foram obtidos através do método de pesquisa de mercado denominado de Preferência Declarada (Stated Preference). Método de pesquisa de preferência declarada lidam com situações hipotéticas mas viáveis. São definidos atributos de interesse e níveis desses atributos para o serviço em estudo e pede-se as pessoas para escolherem de acordo com suas preferências. A calibração do modelo é feita através do modelo logit multinomial usando o método de Newton Raphson. No contexto de transporte rodoviário de passageiros por ônibus divisão de mercado (market-share) é a distribuição da demanda entre as diversas companhias operadoras que atuam numa mesma ligação. A parcela de demanda prevista para cada alternativa analisada é obtida pela multiplicação da probabilidade da alternativa pelos dados de demanda desagregada da linha. O modelo de divisão de mercado proposto foi experimentado com dados reais de uma companhia de ônibus localizada no estado de Santa Catarina - Brasil, apresentando resultados bastante satisfatórios em relação à situação atual. pt_BR
dc.format.extent 82f.| il pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Santa Catarina pt_BR
dc.subject.classification Transporte rodoviario pt_BR
dc.subject.classification Transito de passageiros pt_BR
dc.subject.classification Transportes - pt_BR
dc.subject.classification Onibus pt_BR
dc.subject.classification Transporte pt_BR
dc.subject.classification Teses pt_BR
dc.title Transporte rodoviario de passageiros : um modelo de divisão de mercado pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Mayerle, Sergio Fernando pt_BR


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