dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Fiori, Neide Almeida |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Ramos, Nilton João |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-16T03:14:08Z |
|
dc.date.available |
2012-10-16T03:14:08Z |
|
dc.date.issued |
1990 |
|
dc.date.submitted |
1990 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
83343 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75658 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias Humanas |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O tema "as relações históricas entre a igreja e o estado" objetiva desvelar a postura do estado e da igreja, frente ao fenômeno da modernização da sociedade e da educação enquanto expressões culturais dos grupos hegemônicos na proposta e na concretização da prática educacional catarinense. A igreja, aprisionada numa visão conservadora, apresenta-se numa atitude defensiva contra os erros modernos, o estado, inspirado nas idéias "iluministas" quer fazer da "escola pública" focos de luz para transformar a sociedade, mas ambos acreditam na força moral da educação pela instrução como caminho legítimo para melhorar os homens, dando-lhes um destino moral. Epistemologicamente a pesquisa norteia-se pelo historicismo tendo como categoria fundamental a mentalidade vertente da historiografia contemporânea, que privilegia o que permanece e nega a visão evolutiva linear da história. A igreja católica passa por um esforço de renovação interna e o movimento "Ultramontano" que centraliza as decisões em Roma. Neste período o estado brasileiro passa a discutir as idéias da "ilustração brasileira". Embora estas visões tenham um universo diferente, contudo, ambas tentam ordenar a sociedade futura. Nesta pesquisa o discurso do poder público catarinense foi identificado nas leis educacionais "falhas" e relatórios dos presidentes da Província. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Igreja e estado |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Teses |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Santa Catarina |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Sociologia educacional |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
1850-1910 |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Santa Catarina |
pt_BR |
dc.title |
Relações historicas entre igreja e estado : a formação do pensamento educacional catarinense |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |