Language and ideology : a case study of 'Sesame Street'

DSpace Repository

A- A A+

Language and ideology : a case study of 'Sesame Street'

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Caldas-Coulthard, Carmen Rosa pt_BR
dc.contributor.author Brognoli, Angela Faria pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-16T02:59:25Z
dc.date.available 2012-10-16T02:59:25Z
dc.date.issued 1990
dc.date.submitted 1990 pt_BR
dc.identifier.other 84291 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75630
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão pt_BR
dc.description.abstract Estudo Crítico da Linguagem (Fairclough 1989) do programa educacional de televisão "Sesame Street". Tenta-se demostrar que sendo um produto de uma ideologia dominante, o programa transmite valores da elite norte-americana. Para a análise de "Sesame Street" foram selecionados seis programas: vídeos-gravados objetivando demontrar o discurso implícito presente no programa, através de critérios que englobam não só categorias textuais lingüísticas e semióticas mas também elementos textuais. Os textos escolhidos representantes dos gêneros Entrevista, Conversa e Música, refletem relações de poder de classe, idade, raça e gênero, identificadas no programa, tendo-se como preocupação maior as relações do gênero, pelo discurso que transmitem. As análises vem comprovar que apesar de "Sesame Street" expressar algumas críticas sociais, o discurso do programa reforça a ideologia dominante norte-americana. pt_BR
dc.language.iso eng pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Linguagem pt_BR
dc.subject.classification Analise do discurso pt_BR
dc.subject.classification Televisão e crianças pt_BR
dc.subject.classification Teses pt_BR
dc.title Language and ideology : a case study of 'Sesame Street' pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
84291.pdf 4.947Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar