dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Caldas-Coulthard, Carmen Rosa |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Brognoli, Angela Faria |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-16T02:59:25Z |
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dc.date.available |
2012-10-16T02:59:25Z |
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dc.date.issued |
1990 |
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dc.date.submitted |
1990 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
84291 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75630 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Estudo Crítico da Linguagem (Fairclough 1989) do programa educacional de televisão "Sesame Street". Tenta-se demostrar que sendo um produto de uma ideologia dominante, o programa transmite valores da elite norte-americana. Para a análise de "Sesame Street" foram selecionados seis programas: vídeos-gravados objetivando demontrar o discurso implícito presente no programa, através de critérios que englobam não só categorias textuais lingüísticas e semióticas mas também elementos textuais. Os textos escolhidos representantes dos gêneros Entrevista, Conversa e Música, refletem relações de poder de classe, idade, raça e gênero, identificadas no programa, tendo-se como preocupação maior as relações do gênero, pelo discurso que transmitem. As análises vem comprovar que apesar de "Sesame Street" expressar algumas críticas sociais, o discurso do programa reforça a ideologia dominante norte-americana. |
pt_BR |
dc.language.iso |
eng |
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dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Linguagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Analise do discurso |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Televisão e crianças |
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dc.subject.classification |
Teses |
pt_BR |
dc.title |
Language and ideology : a case study of 'Sesame Street' |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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