dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Nicolacopulos, Apostolo Theodoro |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Roman, Elodia Constantino |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-16T02:44:54Z |
|
dc.date.available |
2012-10-16T02:44:54Z |
|
dc.date.issued |
1990 |
|
dc.date.submitted |
1990 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
79113 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75600 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta dissertação inicialmente faz uma revisão da definição do sujeito na gramática tradicional, no estruturalismo e no transformacionalismo. Esta revisão nos mostra que há uma mesclagem de agente tópico na definição de sujeito. Fazemos um estudo dos modelos na gramática de casos. O modelo matricial de Cook serviu de sustentação teórica para a abordagem semântica do sujeito. O objetivo desse trabalho é abordar o sujeito tanto do ponto de vista sintático quanto do semântico propondo o ensino integrado destas abordagens. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Gramatica comparada e geral |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Sintaxe |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Teses |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Lingua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Gramatica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Teses |
pt_BR |
dc.title |
Sujeito-uma contribuição ao ensino sintatico-semantico |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |