dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Finger, Almeri Paulo |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Moreira, Elmer Cisneros |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-16T01:56:46Z |
|
dc.date.available |
2012-10-16T01:56:46Z |
|
dc.date.issued |
1988 |
|
dc.date.submitted |
1988 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
82639 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75506 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socio-Economico |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Neste trabalho foi proposto uma análise das realidades avaliativas no âmbito acadêmico das instituições universitárias de quatro países da América Latina: Brasil, Cuba, México e Nicarágua. A metodologia adotada baseia-se num tipo de pesquisa bibliográfica, de natureza descritiva e documental. Pelos resultados pode-se observar que Brasil e México têm estreita semelhança nos indicadores considerados no processo avaliativo, assim como na metodologia adotada. No caso de Cuba e da Nicarágua, os indicadores adotados têm estreita relação. Na metodologia se observa uma definição de participação mista no caso cubano e uma tendência maior à autoavaliação no caso nicaraguense. Nos quatro países, é considerado o uso de métodos tanto qualificativos como quantitativos no processo. Finalmente, são propostas uma série de variáveis e indicadores a serem considerados na formulação de um modelo avaliativo das atividades-fim da universidade nicaraguense. |
pt_BR |
dc.format.extent |
viii, 158f.| tabs |
pt_BR |
dc.language.iso |
spa |
pt_BR |
dc.subject.classification |
America Latina |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino superior |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Nicaragua |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino superior |
pt_BR |
dc.title |
Evaluacion academica en instituiciones universitarias de America Latina : analisis de propuestas y perspectivas para la ensenanza superior de Nicaragua |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |