dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Vahl, Teodoro Rogerio |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Espinola, Marco Antonio Benitez |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-16T01:54:28Z |
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dc.date.available |
2012-10-16T01:54:28Z |
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dc.date.issued |
1988 |
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dc.date.submitted |
1988 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
99270 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75501 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socio-Economico |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Os pressupostos básicos da pesquisa foram extraídos selecionadamente de duas fontes: 1) do tópico "mudanças organizacionais da teoria das organizações"; 2) da descrição de práticas administrativas e acadêmicas em três estágios básicos em que pode encontrar-se uma universidade: a tradicional; em transição e a moderna. A população em estudo foi composta pelos docentes da Universidade Nacional de Assunção, Paraguai, que lecionavam em 10 instituições atingidas pelas mudanças. A amostra pesquisada esteve composta por 531 docentes e os dados foram coletados de 411 questionários respondidos, representando 77, 4% da amostra escolhida. A pesquisa verificou que uma elevada percentagem de docentes estavam informados sobre as mudanças na Universidade Nacional de Assunção. O estudo finalmente formula algumas recomendações com o objetivo de subsidiar futuras ações dos planejadores das mudanças. |
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dc.format.extent |
xxvii, 210f.| il., tabs. + anexo |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Paraguai |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino superior |
pt_BR |
dc.title |
A implantação de mudanças pelo projeto UNA-BID : um estudo em instituições de ensino superior no Paraguai |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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