dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Furlanetto, Maria Marta |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Burin, Geraldina |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-16T01:33:06Z |
|
dc.date.available |
2012-10-16T01:33:06Z |
|
dc.date.issued |
1988 |
|
dc.date.submitted |
1988 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
82276 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75463 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Nesta pesquisa realizada em dez escolas da grande Florianópolis (cinco públicas e cinco particulares - 1o grau), levantam-se e discutem-se alguns problemas relacionados ao ensino-aprendizagem da leitura e produção textual com o objetivo de investigar os pressupostos teórico-filosóficos que subjazem a prática pedagógica relacionada aos dois processos procurando analisar este ensino no interior do contexto escolar e estas escolas no contexto sócio-econômico e sociolingüístico em que se inserem considerando-se as situações desiguais entre os dois tipos de escola com respeito ao acesso à escrita, procura-se explicar sob o ponto de vista da psicogênese as diferenças nos níveis de apropriação deste objeto. Neste sentido pressupõe-se uma proposta interacionista de linguagem considerada em sua dimensão pragmática. Faz-se ainda um estudo de textos partindo-se de um corpus de 136 redações produzidas por alunos participantes da pesquisa tentando-se deslocar na avaliação da produção escrita, a ênfase normalmente dada aos aspectos gramaticais, para os de ordem textual-discursiva. Finalmente na consecução dos objetivos constatou-se a necessidade de se promover uma revolucionária reformulação na compreensão das bases teóricas da aprendizagem e nos conceitos tradicionais que alicerçam o ensino em questão apontando-se direções para subsidiar o professor. |
pt_BR |
dc.format.extent |
xv, 231f.| tabs |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Teses |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Leitura (Ensino de primeiro grau) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Teses |
pt_BR |
dc.title |
Leitura e produção textual no 1. grau |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |