Experimentos dicoticos em crianças alfabetizadas e pre-alfabetizadas

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Experimentos dicoticos em crianças alfabetizadas e pre-alfabetizadas

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cabral, Leonor Scliar pt_BR
dc.contributor.author Sarubbi, Ivone Moraes pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-16T01:27:13Z
dc.date.available 2012-10-16T01:27:13Z
dc.date.issued 1988
dc.date.submitted 1988 pt_BR
dc.identifier.other 83779 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75453
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão pt_BR
dc.description.abstract Resultados obtidos através de um experimento dicótico aplicado em 29 crianças de sete anos, níveis sócio- econômicos diferentes (médio-alto e baixo) serão apresentados e discutidos. Dez crianças alfabetizadas de nível sócio-econômico alto e oito de sócio-econômico baixo foram testadas no início da 1o série. Os estímulos foram 8 grupos de seis pares cada sendo diferença no primeiro segmento, uma oclusiva. Eram dissílabos paroxítonos, padrão CVCV o mais frequente entre os lexemas do português. Como conseqüência da maior duração da oclusiva sonora e da velar surda, comparada as oclusivas surdas (dental e fatial) um padrão de respostas foi observado, mais consistente nos alfabetizados. Quando a resposta esperada continha [+sn] e a contra lateral era [-sn], o no de registros de respostas corretas foi extremamente alto, também ocorreu quando a resposta esperada era [-sn +velar] e a contra lateral [-sn -velar]. Contudo, quando a resposta esperada continha [-sn] e a contralateral era [+sn], houve muitas intrusões. Quando ocorreram fusões (de um traço de uma orelha com um traço da outra) o traço [+sn] foi preferido pelos alfabetizados, na maioria dos casos. A apresentação e discussão dos dados vem precedida por uma resenha de literatura sobre processamento do sinal acústico a partir dos experimentos dicóticos. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Linguistica pt_BR
dc.title Experimentos dicoticos em crianças alfabetizadas e pre-alfabetizadas pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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