Abstract:
|
O tema-objetivo desta investigação constituem os serviços de orientação acadêmica estudantil da UFSC e de maneira particular o modelo organizativo que estão desenvolvendo tais serviços no momento atual. Através da análise da situação atual dos serviços de orientação acadêmica e assistência estudantil que se oferecem aos estudantes de graduação da UFSC, se identifica a concepção de orientação sobre o qual desenvolvem suas atividades, as unidades responsáveis de tais serviços e qual é o modelo organizativo que os caracteriza. Para a realização da análise fizeram as consultas na documentação existente, com o propósito de conhecer, em primeiro lugar os objetivos propostos pelas unidades de serviços de orientação e assistência estudantil, em segundo lugar, verificar se tais objetivos são alcançados e que atividades se efetuam para alcançá-los. Como complemento a estas consultas se efetivou um estudo exploratório com um grupo de jovens que iniciaram seus estudos no ano de 1983 e 1987. O objetivo deste estudo era realizar uma comparação entre os dois grupos de estudantes e saber se o tempo de permanência na UFSC determina as experiências que eles têm destes serviços. Com os resultados obtidos através de tais consultas se conclui que a concepção de orientação é a denominada de tradicional, esta oferece uma visão parcializada do indivíduo. O modelo que caracteriza estes serviços é o Programa Único e Centralizado de Serviços Interdependentes. Como produto desta conclusão se oferecem as sugestões que consideram a orientação como um elemento complementário nas atividades do processo educativo. Assim mesmo a caracterização de um modelo organizativo que dê resposta à visão integral da orientação. Por outra parte faz-se notar que estas sugestões serão efetivas na medida que se conte com a participação de professores, estudantes, autoridades e funcionários. |