Desenvolvimento docente na Universidade do Amazonas

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Title: Desenvolvimento docente na Universidade do Amazonas
Author: Reis, Severina de Oliveira dos
Abstract: No presente estudo, fundamentado na literatura existente sobre desenvolvimento docente e, mais precisamente, no "Modelo para um Eficaz Desenvolvimento Docente", proposto por Bergquist e Phillips (1975), pesquisou-se sobre as necessidades para o desenvolvimento do corpo docente da Universidade do Amazonas, apontadas pelos professores assistentes. Essas necessidades foram verificadas nas dimensões instrucional (processo), pessoal (atitudes) e organizacional (estruturas). As variáveis consideradas foram as 03 (três) áreas de ensino - Ciências Exatas, Ciências Biológicas e Ciências Humanas e Sociais; os regimes de trabalho - tempo parcial (20 horas) e integral (40 horas) e dedicação exclusiva; a qualificação docente - Mestrado, Especialização e Graduação e o tempo de serviço como docente na Universidade do Amazonas. A população foi composta por docentes do quadro de pessoal da Universidade do Amazonas, pertencentes à classe de professor assistente. A técnica aplicada na coleta de dados foi a do tipo Likert, através da "escala de coerência interna". Os dados foram coletados através de questionários enviados a 286 (duzentos e oitenta seis) professores assistentes da Universidade do Amazonas, com retorno de 80% da população pesquisada. Para análise desses dados, foi utilizado o pacote estatístico SPSS - Statistical Package for the Social Sciences, mais especificalmente os programas CROSSTABS, FREQUENCIES e MULT RESPONSE. Apresentam-se os dados em tabelas que demonstram a freqüência das respostas, em termos absolutos e relativos, dos professores assistentes pesquisados, de acordo com as dimensões e as variáveis selecionadas para o estudo. Os resultados da pesquisa indicam a existência de necessidade de natureza individual, profissional, estrutural e institucional que interferem no desenvolvimento do corpo docente da Universidade do Amazonas. Tais necessidades estão relacionadas com as dimensões institucional, organizacional, pessoal e com as variáveis analisadas. Conforme os resultados encontrados, os professores assistentes, vinculados às áreas de Ciências Exatas, Ciências Biológicas e Ciências Humanas e Sociais, não apresentam diferentes necessidades nas dimensões organizacional, instrucional e pessoal. Em relação ao regime de trabalho, parcial e integral, os resultados demonstram que não existem diferença quanto às necessidades entre os professores assistentes. Com referência à qualificação, verificou-se haver diferenças entre as necessidades dos professores assistentes, com mestrado e especialização, e as dos que possuem apenas a graduação na dimensão pessoal. Quanto ao tempo de serviço, observou-se, através dos resultados, que os professores assistentes, com menos tempo de atividade na Universidade do Amazonas, evidenciam em maior grau as necessidades nas dimensões organizacional, instrucional e pessoal, em relação aos que possuem mais tempo de serviço. As conclusões do estudo podem ser generalizadas para todos os professores assistentes da Universidade do Amazonas, pois o percentual de retorno foi representativo. Finalmente, um "Modelo de Desenvolvimento Docente para a Universidade do Amazonas" é proposto, com base nas necessidades apontadas por aqueles docentes.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socio-Economico
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75423
Date: 1987


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