Assessoria Pedagógica no Ensino Superior e a Gestão da Formação Docente

DSpace Repository

A- A A+

Assessoria Pedagógica no Ensino Superior e a Gestão da Formação Docente

Show simple item record

dc.contributor.author Dias, Julice
dc.contributor.author Cervi, Gicele Maria
dc.contributor.author Ferreira, Cláudia Renate
dc.contributor.author Barros, Antonio André Chivanga
dc.date.accessioned 2012-10-15T19:32:02Z
dc.date.available 2012-10-15T19:32:02Z
dc.date.issued 2006-12-10
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/74725
dc.description.abstract A gestão é um espaço de possibilidades. É a mediação para alcançar fins, na medida em que no contexto educacional não só as atividades meio têm relevância, mas especialmente a atividade fim. Dessa forma, no cotidiano profissional docente a gestão da formação constitui fator imprescindível para o trabalho administrativo e pedagógico. A assessoria pedagógica é uma política da Universidade Regional de Blumenau e foi implementada em 2003 pela Pró Reitoria de Ensino de Graduação/gestão 2002-2006. Tem por objetivo problematizar e refletir a docência no Ensino Superior, tendo como eixos de análise: o percurso de formação de cada docente, sua prática pedagógica e o contexto da sala de aula. No decorrer dos semestres letivos são organizados tempos e espaços sistemáticos e contínuos de formação, nos quais os professores manifestam demandas didático-pedagógicas em torno da relação professor aluno, do plano de ensino-aprendizagem, das metodologias de ensino e da avaliação da aprendizagem. Essas atividades formativas têm gerado saltos qualitativos na prática docente, dos quais destacamos a busca de um planejamento mais integrado no interior dos cursos e a adoção de metodologias de ensino diferenciadas. É o trabalho de uma gestão comprometida com a cidadania. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher INPEAU pt_BR
dc.title Assessoria Pedagógica no Ensino Superior e a Gestão da Formação Docente pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
t0118.pdf 74.35Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar