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Este estudo analisa uma experiência em curso em três universidades catarinenses para a realização consorciada de um curso superior para a formação de agentes para o desenvolvimento regional, inserido no contexto de um programa desenvolvido e executado pela Secretaria de Estado da Educação e pelas universidades comunitárias presentes no Oeste Catarinense: UnC, Unochapecó e Unoesc, que visa capacitar agentes para o desenvolvimento regional. O objetivo central foi analisar a percepção dos alunos envolvidos no Curso de Formação de Agentes para o Desenvolvimento Regional quanto ao processo pedagógico. Quanto aos procedimentos metodológicos e as técnicas adotadas, fez-se uma descrição do contexto da implementação dessa proposta, para, em seguida, analisar dados obtidos em pesquisa sobre o processo desta experiência de construção de rede para a educação com foco no desenvolvimento. Os resultados apontam, entre outros, para a significativa ampliação da percepção das dimensões do desenvolvimento entre os envolvidos no processo. Conclui-se que a educação preparatória para o desenvolvimento tende a disponibilizar à sociedade profissionais capazes de exercerem suas profissões com eficácia, e também, capazes de entender e participar das decisões que envolvem o desenvolvimento sustentável da sua região de atuação. |
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