A Avaliação de Desempenho do Corpo Técnico-administrativo da Universidade Federal do Ceará e a Avaliação Institucional (SINAES): Formatos de Avaliação que se Conjugam na Construção da Cultura de Avaliação.

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A Avaliação de Desempenho do Corpo Técnico-administrativo da Universidade Federal do Ceará e a Avaliação Institucional (SINAES): Formatos de Avaliação que se Conjugam na Construção da Cultura de Avaliação.

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Title: A Avaliação de Desempenho do Corpo Técnico-administrativo da Universidade Federal do Ceará e a Avaliação Institucional (SINAES): Formatos de Avaliação que se Conjugam na Construção da Cultura de Avaliação.
Author: Rodrigues, Maria do Socorro de Sousa; Silva, Denise Carvalho Barbosa
Abstract: Este trabalho tenta responder ao questionamento do núcleo de temas optativos da avaliação institucional que indaga: existem mecanismos claros e conhecidos para avaliação do corpo técnico-administrativo na instituição? Não somente tentaremos responder essa questão como também apresentar breve relato sobre sua história, mudanças ocorridas na tentativa de construção de cultura avaliativa. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, no seu artigo 3°, apresenta as dimensões institucionais a serem obrigatoriamente identificadas o seu perfil e o significado de sua ação. O item 5º do referido artigo destaca as políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho. A avaliação de desempenho aparece como desdobramento da política de pessoal no processo de auto-avaliação institucional. Apresentaremos neste artigo uma conjugação de dados e informações sobre a história da avaliação de desempenho do corpo técnico-administrativo da Universidade Federal do Ceará (UFC), trajetória e mudanças ocorridas a partir de processos avaliativos. Utilizando-se de pesquisa de campo e relatórios de seminários realizados pela Superintendência de Recursos Humanos (SRH), entre 2002 e 2004, a Avaliação de Desempenho, implantada em 1991, passou por reformulações em 2005. Os dados coletados e analisados mostraram a necessidade imperiosa de ampla modificação começando pela mudança nos instrumentais como o início da construção de nova cultura avaliativa. Tais mudanças permitiram, também, maior adequação ao Plano de Carreira dos Cargos Técnicoadministrativos em Educação (Pcctae) Lei 11.091/2005.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/68082
Date: 2006-12-10


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