Abstract:
|
O presente artigo tem por objetivo contribuir para discussão dos conceitos de Métodos e Técnicas em Cenários de Aprendizagem. É um texto de sete tópicos. Inicia-se com as considerações iniciais, seguida pelo estudo de cenários prospectivos, por meio de um resumo didático dos principais métodos para a construção de cenários: Método descrito por Michel Godet, Método descrito por Peter Schwartz e o Método descrito por Michael Porter. Posteriormente, aborda conceitos fundamentais sobre estratégia organizacional, inteligência competitiva e aprendizagem organizacional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, apresentando-se narrativas e relatos observados em uma pesquisa bibliográfica, utilizando-se de técnica exploratória. A coleta das informações surgiu da análise de pesquisas selecionadas e contextualizando o tema cenários prospectivos, interpretando o cenário, os autores e o processo evolutivo dos acontecimentos. O artigo contribui com algumas considerações finais destacando que a estratégia de prospecção e as respectivas análises servem para identificar e priorizar produtos, parcerias e/ou consórcios estratégicos voltados ao aumento da competitividade e do desenvolvimento sustentado das organizações, além de promover a difusão do conhecimento. |