Aula Expositiva Centrada no Participante: um Modelo baseado em Jogos de Empresas

DSpace Repository

A- A A+

Aula Expositiva Centrada no Participante: um Modelo baseado em Jogos de Empresas

Show full item record

Title: Aula Expositiva Centrada no Participante: um Modelo baseado em Jogos de Empresas
Author: SAUAIA, ANTONIO CARLOS AIDAR
Abstract: Apesar de objetiva e conveniente ao professor, a aula expositiva torna passivo o aluno, seu conhecimento e sua experiência. Um modelo inspirado na dinâmica dos jogos de empresas foi criado com base na literatura educacional para tornar participativas as aulas expositivas de graduação. Mudanças na ordem das atividades foram testadas aula a aula em dois estudos conduzidos em 2005 e 2007. Os resultados qualitativos e quantitativos evidenciaram diferenças significativas de: a) assimilação de conteúdos e b) envolvimento dos alunos. Qualquer professor cansado das aulas expositivas, com motivação e esforço, poderá adotar o modelo aqui descrito para reformular sua disciplina e, assegurando o cumprimento do conteúdo com a bibliografia original, explorar os benefícios das atividades vivenciais, aumentar o envolvimento dos alunos numa aprendizagem significativa, promover maior retenção de conteúdos e preparar cidadãos mais envolvidos e participativos. Replicações deste estudo acham-se em andamento com diferentes disciplinas, turmas, faculdades e professores.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/64015
Date: 2008-12-10


Files in this item

Files Size Format View
Aula_Expositiva ... o_em_Jogos_de_Empresas.pdf 204.4Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar