PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA: O CASO DA UFS

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA: O CASO DA UFS

Mostrar registro completo

Título: PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA: O CASO DA UFS
Autor: BARBOSA, JENNY DANTAS; ALVES, FRED AMADO MARTINS; FILHO, JOVINO PINTO
Resumo: A pesquisa tem como objetivo analisar a importância da implantação de um sistema de gestão ambiental na Universidade Federal de Sergipe, priorizando a educação e a consolidação de normas ambientais universitárias. Especificamente, objetiva: a) identificar os exemplos de gestão ambiental adotados por outras instituições de ensino superior; b) descrever a experiência de gestão ambiental na UFS; c) investigar a percepção dos alunos da UFS acerca do meio ambiente; d) verificar a compreensão dos alunos sobre a aplicação de normas ambientais; e) propor medidas para implementar a educação ambiental na comunidade universitária. Trata-se de pesquisa quanti-qualitativa e estudo de caso. Foram entrevistados 95 discentes de várias áreas de conhecimento, além de pesquisa bibliográfica realizada no período de um ano, entre agosto de 2008 e julho de 2009. Dentre os resultados, destacam-se os seguintes: são tímidos os Sistemas de Gestão Ambiental implementados nas universidades brasileiras; na UFS existem ações pontuais pautadas na redução do desperdício de recursos; existe uma compreensão por parte dos alunos acerca do meio ambiente e uma disposição favorável à mudança de normas, visando à sustentabilidade; medidas podem ser adotadas para incrementar ações que favoreçam a gestão e educação ambiental na UFS.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/44344
Data: 2009-11-27


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
Perspectiva de ... rsitária O caos da UFS.pdf 184.9Kb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar