Abstract:
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Na era do conhecimento o empreendedorismo apresenta-se como mola propulsora na geração de oportunidades além de impulsionar a formação de pessoas para o novo mercado de trabalho tornando-o cidadão participativo ao provocar mudança interior e habilitar o conhecimento de suas próprias habilidades, antes ignoradas. O artigo aborda um estudo de caso com pessoas da terceira idade inseridas no Programa de NETI/UFSC. Tem como objetivo desenvolver as capacidades empreendedoras a partir de suas habilidades pessoais, por meio da aplicação de aulas participativas, visando o aprimoramento da teoria e da prática empreendedora na terceira idade Utilizou-se para o alcance do objetivo métodos pedagógicos apropriados para esse público alvo, incluindo aulas expositivas, projeção de vídeos e dinâmicas vivenciais. O resultado foi alcançado atingindo a satisfação dos alunos ao final do desenvolvimento do curso programado, onde foi salientada, por meio de questionário aplicado, a importância do estímulo ao empreendedor nesta faixa etária, com explicitação nas respostas de alteração nas atitudes dos participantes, com mais participação e predisposição para a inovação, definição de metas e relato de sonhos. |