Abstract:
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Com a instituição do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), o Governo Federal busca criar condições para ampliar o acesso e a permanência dos alunos no ensino superior. Nesse contexto, esta pesquisa objetiva investigar a percepção dos alunos da Universidade Federal do Ceará (UFC) em relação ao REUNI e à proposta de adesão da UFC ao mesmo. Para tanto, foram utilizadas as variáveis que influenciam o comportamento do público-alvo (KOTLER, 1999), com foco no marketing educacional (COBRA; BRAGA, 2004). Baseando-se em Malhotra (2001), classifica-se esta pesquisa como quantitativa quanto à sua natureza, descritiva e conclusiva quanto aos fins, e bibliográfica, documental e de campo, realizada mediante um survey, quanto aos meios. A população desta pesquisa são os alunos de graduação da UFC, representados em uma amostra estratificada, conforme as unidades acadêmicas que compõem a UFC em Fortaleza. Constatou-se que, os alunos possuem uma opinião similar sobre a proposta de adesão da UFC ao REUNI e um grande desconhecimento sobre o programa. Percebeu-se ainda que: os alunos que possuem uma atitude negativa sobre o REUNI aprovam o conteúdo da proposta da UFC, da mesma maneira que os alunos que não possuem essa atitude. |